Foto: Canva
Foto: Canva

Recentemente, tive o privilégio de participar do ExpoAmazônia, que tem como objetivo discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de bioeconomia e digitais da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico local.

Como representante da KPMG Brasil, tive a oportunidade não apenas de compartilhar insights das jornadas das startups participantes do Programa Emerging Giants Brasil, mas também de lançar oficialmente as inscrições para a competição global Tech Innovator de 2024, que reconhece as startups mais inovadoras do Brasil e do mundo.

Ao explorar o ecossistema de inovação em Manaus e interagir com diversos players, destaco algumas startups notáveis que merecem atenção em 2024.

Biozer

Localizada no coração da Amazônia, a Biozer é uma Indústria Farmacêutica que nasceu da busca por moléculas bioativas na biodiversidade amazônica. O laboratório de P&DI da Biozer desenvolve novas formulações cosméticas, estabelecendo uma conexão direta com comunidades e cooperativas para obter insumos de base florestal. Essa abordagem promove o desenvolvimento da bioeconomia local e a valorização da floresta em pé. Além disso, a fábrica possui certificações importantes, incluindo CBPF ANVISA, Certificação HALAL e produtos certificados ECOCERT.

Chemical Inovação

A Chemical Inovação é uma cleantech que revoluciona o monitoramento ambiental da água em tempo real por meio do sensor IoT Water Drop Marai. A empresa proporciona uma abordagem integrada de preservação, monitoramento e fiscalização da qualidade da água. A fundadora, Elaine Pires, foi reconhecida como uma mulher inovadora pela Finep em 2022 e recebeu destaque no Demo Day da Apex Brasil em Lisboa. A empresa também conquistou o Prêmio Jaraqui Graúdo como startup revelação, evidenciando sua contribuição para o ecossistema de inovação em Manaus.

Communy

Fundada em 2017, a Communy é uma empresa de tecnologia que busca revolucionar o dia a dia de condomínios. Através de produtos e serviços inovadores, a empresa conecta síndicos, moradores, administradoras, fornecedores e o poder público. Seus módulos incluem controle de acesso, módulo financeiro em conformidade com a LGPD e um módulo de comunicação que oferece autonomia aos moradores, reduzindo o tempo de resposta às solicitações.

Navegam

Iniciando suas atividades em 2018, a Navegam visa trazer agilidade e eficiência ao sistema fluvial do Amazonas. Inicialmente, a empresa automatizou a venda de passagens fluviais e expandiu suas operações para serviços de acompanhamento logístico rodoviário. Sua atuação não se limita ao Amazonas, abrangendo também o Pará e Rondônia. A Navegam destaca-se por levar digitalização e tecnologia aos meios de transporte de pessoas e cargas na região Norte.

Ao ficarmos de olho nessas iniciativas, contribuímos para o fortalecimento do ecossistema de startups e promovemos o desenvolvimento econômico e ambiental na Amazônia. Estou entusiasmado com o que o futuro reserva para essas empresas e para o ecossistema empreendedor da região.

Diogo Garcia, colunista do Startups
Diogo Garcia

Diogo Garcia é Especialista em Vendas B2B, Marketing de Relacionamento e Negociação, Gestão de Comunidades, Startup Hunting e Ecossistemas de Inovação, com mais de 12 anos de experiência nas áreas de Vendas e Programas de aceleração/investimento/relacionamento para Startups em grandes empresas do segmento de serviços de consultoria, financeiro, seguros, tecnologia da informação entre outras.