Depois de 2 carnavais afetados diretamente pela pandemia, a expectativa para 2023 é grande. E não é para menos. No último ano, só as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador deixaram de movimentar R$ 10 bilhões. O setor de serviço, que engloba atividades turísticas e de hospedagens, bem como os trabalhadores informais, como ambulantes, sentiram na pele os efeitos da desaceleração.
Para 2023, a expectativa é que 80 mil turistas estrangeiros circulem pelo país. O número já supera a quantidade de 2020, último Carnaval anterior à pandemia. Na ocasião, o Brasil recebeu 55 mil estrangeiros, de acordo com levantamento feito pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo.
Quando um turista chega na cidade, ele utiliza transporte para se locomover, fica em hotéis, vai em restaurantes e bares, visita pontos turísticos, faz compras. Todas essas ações não só movimentam a economia como também geram arrecadação de impostos. Esses são os impactos diretos. Já os indiretos, diz respeito a salários de novos funcionários contratados, fornecedores de insumos, indústria, entretenimento e tantos outros.
O Carnaval brasileiro não só incentiva direta e indiretamente a geração de empregos nos mais diversos setores, bem como mobiliza fornecedores da indústria, comércio e serviços. Sem contar os valores investidos em campanhas publicitárias de multinacionais mas também de pequenos e médios grupos.
Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, fevereiro é o mês de maior arrecadação de ISS de serviços ligados ao turismo. Além disso, circulam cerca de 45 mil trabalhadores apenas no Sambódromo, segundo dados do RioTur.
Tudo isso somado a espera ansiosa após dois anos sem Carnaval trazem muito expectativa para o Carnaval 2023. Em algumas cidades, a comemoração já começou e grupos realizam “esquenta” com festas e ensaios.
Mais dinheiro circulando, mais oportunidades de lucro. Mais do que nunca sai na frente quem se prepara para o período. Se trabalha alugando imóveis, que tal pensar em um diferencial ou pacote especial que seja mais atraente para o turista? Se o foco é comércio, talvez investir em anúncios focados em geolocalização e bombardear o turista que passa pelo seu comércio com informações e promoções da sua loja.
Aproveitar o começo do ano e a festa que tanto movimenta a economia para realizar um planejamento focado e direcionado para consolidar o negócio e aumentar o faturamento, com certeza vai trazer bons frutos. Essa é uma grande oportunidade para as empresas investirem na comunicação do negócio, focar no atendimento para impulsionar as vendas e focar no gerenciamento de estoque que também pode acabar refletindo na venda.
Está mais que provado: Carnaval não é só folia. É desenvolvimento econômico e oportunidade de crescimento para os negócios!