A Geração Z quer trabalhar. Eles querem trabalhar duro. Eles querem trabalhar em uma empresa estável. Nem todos querem ser streamers, TikTokers ou YouTubers – muitos querem empregos tradicionais e querem crescer dentro de uma empresa.
O Brasil no último ano apresentou recorde do total de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o patamar máximo histórico com 76,3% do total de famílias.
Esse dado alarmante faz com que a Geração Z priorize a estabilidade, pois eles não querem mergulhar em dívidas assim como os seus pais. Acontece que eles buscam trabalhar em empresas maiores, em vez de para menores, que entendem como um risco maior – seja isso verdade ou não.
Mesmo tão jovens, essa geração tem uma visão clara sobre o que desejam de um empregador. São surpresas que exploraremos bastante aqui na minha coluna focada na Geração Z.
Eles querem trabalhar em um lugar que tenha responsabilidade com o meio ambiente, responsabilidade social respeitando a igualdade de remuneração e claro, que ofereça planos de carreira e benefícios que até então eram buscados somente por profissionais mais experientes.
Se sua empresa não trata bem seus funcionários o mundo vai ficar sabendo. E rápido.
A Geração Z valoriza a transparência, isso inclui feedback dos funcionários e resenhas on-line. As resenhas e comentários no Glassdoor, LinkedIn e outras redes sociais são tão importantes no recrutamento senão mais – quanto na hora de comprar um livro na Amazon.
Entre os candidatos a uma vaga de emprego, 74% consideram as avaliações on-line de funcionários um critério de importância mediana ou alta para ajudá-los a decidir se devem se candidatar a uma vaga específica.
Entre os membros da Geração Z (e daqueles que nasceram entre a Geração Z e os millennials) em idade universitária, 42% dizem que uma empresa deve ter avaliações em seu site de empregos para que eles se inscrevam.
A questão é: os membros da Geração Z estão dispostos a dar tudo de si pela empresa certa. Inscrição rápida e simplificada, programa de mentorias, oportunidades de crescimento dentro da empresa, trilhas de aprendizagem à medida que progridem, líderes que se engajam neles enquanto indivíduos de alto potencial e como mencionei acima, responsabilidade com a sigla do momento, ESG.
Mas como uma startup pode chegar ao ponto de mostrar aos membros da Gen Z o que ela tem a oferecer? A gente sabe que as multinacionais vêm com tudo na hora da atração e no pacote de benefícios, talvez você não deva buscar a quantidade de candidatos que eles buscam.
O segredo é fazer com que as pessoas certas se inscrevam.
Atrair e se adaptar à essa nova realidade não será opcional, já que seus integrantes vão constituir uma porcentagem cada vez maior da força de trabalho todos os anos. Agora que você já sabe o que precisa ter para atrair, tá na hora de saber o como atrair.
Só que pra isso te vejo na minha próxima coluna.