Você tem se questionado sobre o desempenho do seu negócio? Diante dos desafios de expandir geograficamente, encontrar novos clientes e tornar seu produto ou serviço mais atrativo, é natural buscar alternativas que possam impulsionar o seu negócio. Neste contexto, as parcerias comerciais emergem como uma estratégia promissora para não apenas superar essas barreiras, mas também conquistar resultados significativos e ampliar sua presença de mercado.
De acordo com o relatório “Grow from the Right Intro”, desenvolvido pela Business Performance Innovation (BPI), as parcerias oferecem uma série de vantagens para o seu empreendimento, como a ampliação da visibilidade no mercado. Ao ter seus produtos ou serviços divulgados por um parceiro comercial, sua marca se torna conhecida por um público mais amplo, potencialmente interessado em seus produtos ou serviços.
Um exemplo claro é a colaboração entre startups de tecnologia e empresas do mercado fitness/wellness. Plataformas digitais que oferecem serviços de monitoramento de saúde e bem-estar encontram espaço para integrar seus recursos com diferentes profissionais, academias e centros de treinamento físico.
Além disso, as parcerias geram diversificação das linhas de produtos/serviços, pois as empresas colaboram para obter acesso a materiais e conhecimento que precisam para expandir suas ofertas; aumento da participação e do acesso ao mercado; combinação de qualidades e know-how; e aumento da competitividade.
Ademais, as parcerias comerciais ainda são uma maneira excepcional de acessar novas tecnologias e testar novas frentes de negócios sem gastar excessivamente em recursos. Em um cenário tão otimista para as startups de saúde e bem-estar, cujo mercado segundo o Global Wellness Institute (GWI), deve crescer de 57%, atingindo US$ 8,5 trilhões (tendo em vista que há dez anos, o faturamento do setor era de US$ 3,4 trilhões, o que revela uma tendência favorável), parcerias comerciais efetivas proporcionam um ambiente propício para a inovação e o crescimento mútuo.
É importante ressaltar que, ao procurar por parcerias de negócios, é crucial buscar empresas complementares, realizar uma análise interna aprofundada e escolher parceiros alinhados com seus objetivos de crescimento e visão de mercado.
Contudo, se a meta é expandir, as parcerias podem ser grandes aliadas neste mercado cada vez mais promissor.