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*Por Marina Belintani, co-founder e CTO da MABE Bio
Nos últimos anos, o interesse por uma nova classe de materiais com menor impacto ambiental, intitulado Next-Gen Materials, tem aumentado exponencialmente entre diferentes indústrias, como a Automotiva, Calçados e Moda. À medida que as empresas consideram seus impactos ambientais e sociais, a demanda por materiais com menor impacto ambiental está impulsionando o crescimento da indústria de Next-Gen Materials.
De acordo com a Material Innovation Initiative, o termo Next-Gen Materials refere-se a uma classe de materiais de base biológica. Incorporando tecnologias inovadoras e princípios de design como a biomimética, para replicar as características e estéticas de materiais existentes de origem animal como o couro, seda, pele e lã.
Cerca de 70% das emissões da indústria da moda provêm dos processos de produção de materiais e seu descarte. Sendo assim, a procura por materiais com menor impacto ambiental é maior que a oferta. Alguns dos fatores que levam a essa baixa oferta de materiais é o estágio e a maturidade dessa indústria relativamente nova, com 3 bilhões de dólares investidos desde 2014. Como toda nova tecnologia, desenvolver um novo material sem a utilização de insumos de origem petroquímica e animal requer tempo e investimento em pesquisa, propriedade intelectual e tecnologias.
Entre as startups e empresas da indústria Next-Gen Materials, mais de 50% utilizam biomassa de fonte vegetal, colocando o Brasil em posição estratégica para desenvolvimento e exportação de novos materiais. O Brasil abriga cerca de 10% a 20% da flora mundial e possui uma estrutura industrial bem consolidada em diferentes setores, apresentando, assim, uma grande oportunidade de se destacar mundialmente como um polo de desenvolvimento de novos materiais inovadores e sistemas de produção que possam coexistir em equilíbrio com as pessoas e o planeta.
Para que startups que atuam no desenvolvimento de Next-Gen Materials consigam colocar seu material no mercado, A construção de relações sólidas com diferentes atores, como instituições governamentais, ICTs, investidores, universidades e empresas se faz fundamental para que esse setor se desenvolva e aperfeiçoe no país de origem. A visão a longo prazo do potencial de inovação e mercados da indústria Next-Gen Materials torna-se necessária para agirmos agora e nos conscientizarmos sobre a importância dos materiais que nos rodeiam hoje e do amanhã.
“Saber tecer é saber tramar, cruzar os fios necessários para obter o resultado desejado.” – Autor desconhecido.
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Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 500 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações que representam as maiores indústrias da economia. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a investidores, além de parceiros estratégicos. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.