Coluna

“Será que ninguém teve essa ideia antes de mim?”

“Será que ninguém teve essa ideia antes de mim?”

*Por Beatriz Ambrosio, Founder e CEO da Mention

Essa é a pergunta que assombra todo e qualquer founder. E, tão assustadora quanto comum, é preciso que ela seja feita com frequência. Em um mundo com mercados dinâmicos e imensos, é ingenuidade pensar que somos os primeiros a ter uma ideia. Porém, a disrupção de mercado, além da inovação, também nasce da coragem de fazer o que vários pensaram, mas só você pôs em prática.

A necessidade de se fazer pesquisas de mercado, mapeamento do setor e análises de tendências é inquestionável, especialmente em um país que atrai o empreendedorismo. Quem mostra isso é a “Global Entrepreneurship Monitor 2022”, em parceria entre o Sebrae e a Anegepe, que afirma que 51 milhões de brasileiros (53%) têm interesse em abrir o próprio negócio nos próximos anos.

E, puxando essa vontade de inventar e reinventar para o universo das startups, o ineditismo é um fator ainda mais crucial para o sucesso. Afinal, o Brasil é responsável por 62,9% das startups concentradas na América Latina, segundo o “Panorama Tech América Latina 2023”, da Distrito.

Apenas entre 2019 e 2023, essas startups receberam US$ 21,9 bilhões de investimentos. Portanto, fica mais do que claro que, em um mercado de competição acirrada, que coloca o nosso país como líder no ranking de inovação na América Latina, é preciso que os founders sempre se desdobrem para um embate de ideias originais, contra tantas mentes ambiciosas.

“E, se alguém já teve essa ideia antes de mim, como não me preocupar?”

O critério que pode nos salvar da cruel dúvida da originalidade da ideia é, nada menos, do que a originalidade de se fazer acontecer. Um líder que domina o seu setor tem maiores chances de obter insights criativos e que fujam do que já é concreto no mercado. Caso o seu projeto já exista, o intuito agora é tirá-lo do papel com uma boa estratégia de execução e, principalmente, adaptação.

Veja a Uber, por exemplo, que revolucionou o mercado de transporte com um serviço de caronas autônomas. Embora a ideia de compartilhar carros não fosse nova, o Uber espantou o modelo tradicional dos táxis pela qualidade do serviço, pela facilidade de uso do aplicativo e pela forma como revolucionou a experiência do usuário. Hoje, a empresa é um dos maiores unicórnios do mundo, com um valor de mercado de bilhões de dólares.

A inovação não se limita apenas à ideia inicial. Ela está presente em todos os aspectos do negócio, desde a sua concepção até a prática. A capacidade de identificar lacunas no mercado e de propor soluções únicas para os problemas já existentes pode ser ideal para a consolidação de uma startup, independentemente de outras empresas já terem tido ideias semelhantes.

Perguntar-se se alguém já teve a mesma ideia antes de você, acima de tudo, já é um mecanismo de defesa para um bom founder, que prova estar atento contra os equívocos e desafios do mercado. Então, na próxima vez que fizer essa mesma pergunta, pense em deixar de ser um bom líder para ser um gigante. Quem sabe, assim, ela passe a ser um estímulo para que você, muito mais do que ser o primeiro a ter uma ideia, torne-a original.