Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. É uma analogia de uma pegadinha de que as pessoas que estão na piscina, dizem, pode pular, mas na verdade, a piscina esta geladíssima. Parece que isso é o que tem acontecido no mercado de startups neste momento. Tem um monte de gente dizendo: pula! Mas as notícias dizem que a piscina está gelada.
Será que está mesmo? Depende. O fato é que o mercado das startups está passando por uma correção. Isso tem vários nomes e explicações, mas o bordão mais utilizado é o “Inverno das Startups”. Só pesquisar no Google: “Inverno das Startups” que aparecem mais de 1,5 milhão de páginas ou resultados a respeito. É muita coisa, se pensar que tudo se iniciou em maio de 2022.
Por outro lado, se digitarmos: “Oportunidades nas Startups”, surgem mais de 20 milhões de páginas. Acredite, mais de 20 milhões de resultados a respeito. Só para termos as mesmas bases de comparação, para efeito de pesquisa amadora, vamos filtrar com o olhar de 2022, ou seja, de 01/01/2022 até dia 05/09/2022.
Se filtrarmos, o tema “Inverno nas Startups” aparecem mais de 73 mil páginas (ou tivemos outros invernos ou a palavra de startup atrapalhou a primeira parte) e se digitarmos: “Oportunidades nas Startups” com mais de 359 mil citações. Sim, é verdade que tem muita oportunidade sendo criada para quem quer iniciar sua carreira ou pensa em trabalhar em uma startup.
Existem startups que estão demitindo e sabemos que os lays offs já devem ter atingidos mais de 2 mil pessoas. Com este cenário, a dúvida seria: Quantos já recolocaram (em novas startups?) ou mesmo, quantas vagas existem atualmente? Existem dezenas ou quem sabe, centenas de vagas abertas para as mais diversas funções.
Se voltarmos ao Google e digitarmos: “Vagas em startups” e reduzirmos nosso filtro somente para agosto e setembro deste ano, aparecem mais de 109 mil citações sobre vagas que estão disponíveis. Páginas com startups com 300 vagas, outras com 40, 50, 100 e além. Será que não superamos a quantidade de lay offs com as vagas que estão abertas?
É muito mais fácil dizer que a piscina está gelada quando realmente ninguém coloca o dedo do pé para testar a temperatura. Isso vale para qualquer mercado. Mas não se engane. Sim, o mercado de startups está passando por uma correção. Esse ajuste pode levar meses ou quem sabe alguns anos, mas as oportunidades existem e continuarão existindo.
Para as pessoas que estão em startups, o olhar é diferente. Como ser mais produtivo com menos? Como usar o recurso dos investidores com maior eficiência e retorno, sem perder a inovação e a capacidade de crescer? O que está na balança agora é diferente de três meses atrás. É complexo? Não para quem está em startup e está acostumado a mudanças. Mudar é parte integrante do dia-a-dia para a empresa sobreviver.
É essa leitura que as pessoas que querem entrar no mercado de startups terão que fazer. Está preparado para passar pelas turbulências e continuar crescendo? Isso vai bater com sua zona de conforto e exigir pensamentos fora do modelo atual. Nem todos estão preparados ou muitas vezes sabem dar este primeiro passo. E é aqui que se aprende a inovar.
Ainda com dúvidas? Pelo menos antes de dizer que está gelado, ponha o pé. Gostou? Pule e vem se juntar a quem está transformando e criando novos mercados!