Foto: Allison/Divulgação
Foto: Allison/Divulgação

O fenômeno Manu Gavassi e as plataformas de conteúdo

Não sei quem está acompanhando, mas, a Manu Gavassi, atriz, cantora e produtora, está causando uma revolução nas plataformas de conteúdo. Eu uso o termo revolução, porque ela não está considerando o formato pré-estabelecido pelas empresas e sim o formato de consumo da sua audiência.

Engolindo sem dó os gurus dos 5 passos do não sei o quê para entrega orgânica, ela mostra que o usuário no centro é sempre a melhor estratégia.

Depois do sucesso do curta com a estética Black Mirror sobre a crítica da indústria do entretenimento, e a publicidade e seus picos de audiência somente quando envolvem polêmica, ela ataca de maneira certeira novamente.

Já que o curta gerou 22 milhões de views em 24 horas, ela também editou seu clipe, que no padrão iria para o YouTube e plataformas de música, para o Instagram. A repetição é chave na comunicação, e ela aprendeu isso com os vídeos que foram soltos de maneira constante mesmo durante seu confinamento no BBB.

Como não cabe porque o tio Mark não deixa entregar mais de 11 minutos, ela ainda traz esse fato como diferencial competitivo no tom do deboche: “Se estiver com preguiça de ir até o YouTube , assista aqui mesmo”.

Foto: Reprodução/Instagram @manugavassi

Os usuários responderam a isso com alegria, já que não querem ficar zanzando de uma plataforma a outra para assisti-la. Já está comprovado o churn de audiência quando isso acontece.

Além de não deslocar sua audiência para outro lugar, ela optou por usar o modelo do Netflix que os brasileiros adoram da entrega por episódio na plataforma queridinha. Vale dizer, ainda, que os vídeos não são de 30 segundos e você realmente assiste até o fim contrariando muitos que dizer que na rede social mais que isso é perda de tempo.

Não obstante, critica indústrias poderosas que são estopim de polêmica “Eu não vou usar empoderamento para vender batom”  trecho da nova música ‘Pronta pra Desagradar’. E traz para o clipe collabs com grandes sucessos na rede como o @essemenino (que faz o papel do hater crucial para a equação) e a chancela da @pitty paixão de outra faixa etária trazendo saudosismo para a cena (e eu amo particularmente amo).

Colocando mais força ainda na mão do creator e fazendo escola, Manu Gavassi foi genial e é expoente em sua geração. E você? Está pronta para desagradar? O que achou dessa análise? Conta para mim.