fbpx

O que faz uma venture builder?

Compartilhe

Venture builders são empresas que criam outras empresas, também são conhecidas como startup studios ou fábricas de startups.

Essas organizações possuem metodologias próprias e criam, lançam e trabalham no crescimento e escala das suas startups. Normalmente desenvolvem desde a ideia até a criação do negócio usando seus próprios recursos e networking.

Os modelos de venture building são responsáveis por startups como Twitter, Medium, ATTA, Giphy, Dollar Shave Club, entre outras. A metodologia pode ser adaptada para corporações em todo mundo, sendo utilizada em estratégias de inovação e criação de empresas dentro das corporações.

Mas como funciona uma venture builder?

Já sabemos que Venture Builders são empresas que criam empresas. Logo, diferente de outros modelos para se trabalhar a inovação, esse modelo busca criar soluções que resolvem problemas do mercado.

De acordo com a GSSN (Global Startup Studio Network), ao redor do mundo existem mais de 200 Startup Studios, com métodos relativamente diferentes mas com uma coisa em comum: todas são “Empresas que criam startups de forma serial, provendo capital humano e financeiro.”

Destrinchando essa definição, conseguimos entender melhor como funciona uma Venture Builder:

São empresas…”

Logo, isso significa que cada venture builder é em si um negócio, possui seu time de pessoas fundadoras e empreendedoras, possuem uma visão, um time, investidores e um objetivo estratégico. É muito importante ter esse entendimento pois, as VBs são muito diferentes de áreas de inovação e Open Innovation.

“…que criam startups…”

Uma venture builder desenvolve empresas do zero. Isso quer dizer que não trabalha com projetos já existentes. Seu trabalho é gerar novas ideias, buscar e investigar problemas no mercado, criar modelos de negócios e a partir daí desenvolver seus produtos digitais. Uma das etapas fundamentais deste processo é a busca do time fundador de cada negócio criado.

“…de forma serial…”

Podendo desenvolver várias startups todos os anos, cada venture builder possui metodologias próprias, estratégia, time e expertise suficiente para garantir que esse processo seja ativo e sustentável. A cada projeto desenvolvido, a VB acumula experiências e aprendizados, aumentando sua rede, melhorando a execução e diminuindo os riscos dos projetos seguintes.

“…provendo capital humano e financeiro.”

Esse tipo de empresa possui recursos necessários para que uma ideia vire uma empresa, aportando recursos diversos mas especialmente capital humano, podendo também aportar recursos financeiros nos estágios iniciais da empresa.

Recapitulando, existe um tipo de empresa que cria outras empresas, chamamos esses negócios de Venture Builders ou estúdio de startups. Todas possuem uma metodologia com o foco na criação de negócios do zero, a partir das ideias e dores do mercado. O trabalho é feito de forma repetida e colocando os recursos da VB nas startups.

OPINIÃO

Veja todas as opiniões