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A positiv.a, marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos, anunciou hoje a abertura de sua rodada de equity crowdfunding, com a previsão de captar R$ 9 milhões a um valuation de R$ 45 milhões pré-money, por meio da plataforma Kria. Se a expectativa se confirmar, a empresa será dona do novo recorde do crowdfunding no Brasil, superando em R$ 1,5 milhão a rodada feita pela EqSeed em agosto.

Segundo Alex Seibel, co-CEO e sócio-fundador da positiv.a, a decisão de captar via crowdfunding foi bastante estratégica, levando em conta não apenas a captação financeira, mas também o impacto da marca no mercado. “É uma forma de abrir o investimento para muitas pessoas, principalmente a nossa base de clientes. Eles podem fazer parte da construção da positiv.a e se tornarem embaixadores da marca, o que ajuda a aumentar o nosso alcance e a fomentar o impacto gerado pela empresa”, diz o executivo.

A proposta é trazer a comunidade da empresa mais para perto, dando a oportunidade de investir e se tornar sócia de um negócio em que acredita, enquanto participa ativamente do mercado privado. Para se tornar sócio da positiv.a, é necessário fazer um investimento mínimo de R$ 5 mil. Os investidores terão benefícios exclusivos como cupom de 20% de desconto sem limite de uso, válido para compras avulsas e recorrentes, e convite vip antecipado para lançamentos, eventos e mutirões.

De acordo com Alex, a maior parte dos recursos será utilizada para integração e transformação da fábrica, incluindo melhoria da produção, das instalações e da logística. Também serão feitos investimentos em vendas recorrentes, aquisição e comunidade, além de inovação e evolução do portfólio e capital de giro.

Sócios da positiv.a
Fernando Guerreiro (sócio), Marcella Zambardino (CIO e sócia fundadora), Leandro Menezes (co-CEO e sócio), Alex Seibel (co-CEO e sócio fundador) e Rafael Seibel (sócio fundador)
Foto: Du Borsatto/Divulgação Positiv.a

Gerando impacto

Fundada em 2016, a positiv.a oferece um portfólio com produtos de base vegetal para lavanderia, cozinha, superfícies, banho, higiene bucal, desodorante e pele, com embalagens de plásticos e papéis 100% reciclados. A startup já gerou mais de R$ 2,3 milhões de renda para pequenos produtores e evitou a poluição de 1,5 milhão de litros de água, reutilizando 1,4 tonelada de redes de pesca e adotando o uso de plástico reciclado. Após crescer o faturamento em mais de 8 vezes nos últimos 5 anos, a empresa acaba de investir R$ 8 milhões na fábrica própria para aumentar sua capacidade produtiva para 1,2 milhão de unidades ao ano.

Para Camila Nasser, cofundadora e CEO do Kria, a captação representa um marco importante para a plataforma de investimento em startups. “Em 2018, fizemos com a CBCA (ex-Leuven) a maior captação de nosso mercado – na época o teto era de R$ 5 milhões. Com a positiv.a estamos novamente expandindo os limites e preenchendo o gap do mercado de capitais para empresas mais robustas e que podem acessar o público de investidores”, pontua.

A executiva acrescenta que o objetivo da Kria é apoiar empresas de alta qualidade, com grande potencial de multiplicar o investimento dos investidores. “Com a positiv.a, acredito que temos o principal player para ocupar um espaço de mercado gigantesco – de produtos de limpeza ecológicos. Um segmento que acompanha a tendência de busca dos consumidores por produtos sustentáveis e que tem hoje uma lacuna a ser preenchida no Brasil. A positiv.a tem uma diversidade de SKUs de alta qualidade, uma comunidade engajada e uma super marca”, diz Camila.

Com 10 anos de experiência, o Kria é uma plataforma pioneira no equity crowdfunding brasileiro, com um portfólio de 14 exits. Entre os casos, a startup Repassa, de economia circular, que foi vendida para a Renner.

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