A fintech 0XCarbon resolveu investir pesado para desenvolver o Zeca, sua tecnologia de inteligência artificial para ser um rival brasileiro do ChatGPT voltado a interações digitais financeiras. A companhia contratou o ex-Embraer João Canesin para ser o líder tecnológico da ferramenta.
Engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com especialização pela prestigiosa École Centrale Supélec na França, João Canesin estará à frente do desenvolvimento do Zeca, tecnologia dedicada às particularidades do mercado brasileiro, visando oferecer uma experiência altamente adaptada e personalizada para o público nacional.
Em nota a companhia destacou que, com a contratação de João Canesin, o “Zeca não apenas simboliza o comprometimento da 0XCarbon com a vanguarda da inovação tecnológica, mas também reforça o valor atribuído aos talentos nacionais capazes de elevar a inteligência artificial no Brasil a novos patamares”.
Canesin iniciou sua carreira no campo de energias renováveis, na Athon Energia, contribuindo para a transformação do cenário energético brasileiro através da incorporação de tecnologias verdes e limpas. Posteriormente, adentrou o setor aeronáutico na Embraer, onde participou do projeto inovador do eVTOL EVE-100, um marco para a mobilidade aérea urbana.
“Assumir a liderança do Zeca representa um desafio empolgante e uma oportunidade ímpar de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, afirma João Canesin. “Estou ansioso para trabalhar com nossa equipe talentosa e inovar em soluções de IA que sejam verdadeiramente adaptadas às necessidades e peculiaridades das empresas e do público brasileiro”, diz o executivo.
Fundada este ano com um investimento próprio de R$ 3 milhões, a 0xCarbon já roda com empresas piloto e trabalha com a a meta de alcançar ao menos 20 novos clientes para cada um de seus principais produtos – a carteira de ativos digitais Alore e o Zeca – até o fim de 2024.