Thais Pianucci foi escolhida para liderar a Alura Start, unidade de negócios da Alura focada em Educação Básica. A executiva migrou para o setor educacional depois de 10 anos atuando no mercado financeiro, e tem passagens pela Somos Educação como Diretora de Operações Escolares, e na Arco Educação como Diretora de Consultoria Pedagógica.
“Espero trazer a minha experiência em liderança, comunicação, adaptação e atuação na educação básica para a marca, ajudando a desenhar os melhores conteúdos e tecnologias nas jornadas dos estudantes e professores. Cumprindo esse objetivo, acredito que poderemos promover um processo de ensino-aprendizagem muito interessante e engajador”, diz Thais, em nota.
Sua expectativa é contribuir com a meta da unidade de negócios de gerar impacto na vida das pessoas por meio do aprendizado em tecnologia. Ela espera que os jovens sejam cada vez mais incluídos digitalmente e capazes de criar coisas novas e não apenas consumir passivamente, e que conheçam sobre as possibilidades da área tech.
A profissional vai usar sua expertise em construção de times e amplo conhecimento de como funcionam os meandros do setor para desenhar e executar tudo o que o segmento da empresa precisa para entregar um aprendizado em programação de qualidade a escolas públicas e privadas, por meio de conteúdo de qualidade e formação de professores.
Alura Start
A Alura Start foi estruturada por Guilherme Silveira, diretor de educação e cofundador da Alura, em 2017. No ano passado, a vertical pivotou para um modelo B2B, se posicionando para atender estudantes de escolas públicas e privadas no Brasil.
“Desde a época do colégio, a programação foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Ao invés de ir para a turma do futebol ou da biblioteca, mergulhei nesse ambiente porque foi onde me senti acolhido em uma comunidade, tendo fatores como curiosidade e criatividade motivados a todo momento. Por isso, criamos a ideia de uma unidade de negócios com cursos dedicados à construção do letramento, inclusão e representação digital de pessoas jovens, respeitando a trajetória delas e priorizando a educação de longo prazo”, diz o empreendedor.
Com produtos desenhados para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a Alura Start alcançou a marca de 120 mil estudantes e 2 mil professores atendidos em 2022. A expectativa é expandir esse número para 430 mil estudantes e 3 mil professores em 2023, ampliando ainda mais o número de redes públicas e escolas privadas atendidas.
Para isso, a companhia pretende estruturar seu tripé de atuação (conteúdo, formação de professores e plataforma) com uma aprendizagem escalável e de qualidade. “Estamos focados em montar um time e refinar o currículo proposto, para que o plano de ensino seja interdisciplinar, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele, queremos propor projetos que se comuniquem com as faixas etárias dos alunos e que os tornem aptos a conhecerem e criarem tecnologias por meio das linguagens de programação”, conclui Guilherme.