Dança das cadeiras

Arnobio Morelix é novo CEO da Sirius; Felipe Matos passa a liderar área de inovação

Como CIO da escola de tecnologia, Felipe inaugura a companhia como a primeira neouniversidade do Brasil

Felipe Matos e Arnobio Morelix, da Sirius
Foto: Montagem Startups/Divulgação

A escola de tecnologia Sirius Educação está reestruturando o seu quadro de executivos. Arnobio Morelix deixa a cadeira de chief innovation officer da empresa para assumir a presidência. Felipe Matos, cofundador e até então presidente da empresa, agora vai liderar a área de inovação. A notícia foi adiantada com exclusividade ao Startups.

Arnobio, que cofundou a empresa ao lado de Felipe, ficará responsável pela diretoria executiva. “Desenvolver profissionais brasileiros e capacitá-los é uma forma de valorizar e contribuir tanto com a sociedade, quanto com a economia do nosso país. Estou muito animado para voltar ao Brasil e trabalhar ainda mais de perto na nossa escola. O aquecimento do mercado de educação em tecnologia me mostra que este é o momento certo para o crescimento da Sirius”, comenta o novo CEO.

Antes da mudança na diretoria da startup, Arnobio estava situado nos Estados Unidos, onde viveu por 12 anos, mais recentemente no Vale do Silício. O empreendedor, que retorna ao Brasil para se dedicar à Sirius, atua como conselheiro sênior do Global Entrepreneurship Network, entre outras atribuições, como a atuação como professor convidado na Fundação Dom Cabral. Arnobio também tem um track-record relevante como palestrante, tendo se apresentado em eventos no Facebook, South by Southwest e Federal Reserve Bank.

A trajetória profissional do executivo e cientista de dados incluiu uma passagem por empresas como a conceituada revista norte-americana de inovação e empreendedorismo Inc., como chief data scientist. O executivo também foi diretor de inovação na Startup Genome, onde liderou uma equipe global na pesquisa e aconselhamento de governos e instituições privadas em 35 países.

O currículo de Felipe, que agora é CIO da Sirius, não é menos estrelado. O empreendedor foi membro do conselho da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) durante seis anos até assumir a presidência da organização em 2021. Atua no grupo Dínamo, que também ajudou a fundar, e também fez contribuições para o programa Start-UP Brasil, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como organizações como o Startup Farm e a InLoco.

Como CIO da Sirius, o executivo passa a direcionar a área de inovação da escola, inaugurando a companhia como a primeira neouniversidade do Brasil – termo que caracteriza aprendizados baseados em criação (e não consumo). A proposta é que os estudantes aprendam na prática através de desafios reais propostos por empresas empregadoras, já conectados com o mercado de trabalho.

“Acredito que é uma mudança que coloca cada um de nós em suas melhores funções e performance. Estou feliz e animado por tocar a área de inovação, o que eu nunca parei de fazer na verdade. E não tenho a menor dúvida de que o Arnobio é hoje a melhor escolha para o cargo de CEO, ainda mais tendo em vista a forte aceleração prevista para a Sírius”, explica Felipe, em nota.