O CEO e cofundador do Slack, Stewart Butterfield, está deixando a companhia dois anos após a aquisição do aplicativo de mensagens pela Salesforce. A partir de janeiro de 2023, a liderança do Slack será responsabilidade da brasileira Lidiane Jones, atual diretora de computação em nuvem da Salesforce. A notícia chega apenas alguns dias depois de Bret Taylor, copresidente da Salesforce, anunciar que também estava deixando a empresa de software para “voltar às suas raízes empreendedoras”.
Segundo o Business Insider, Stewart publicou uma mensagem no canal interno da empresa no Slack, afirmando que sua saída “não tem nada a ver com a saída de Bret” e que o planejamento já estava em andamento “há vários meses”. Essas não foram as únicas movimentações recentes do ecossistema Salesforce: esta semana, o CEO da Tableau Softtware, Mark Nelson, também anunciou sua saída da organização.
“Hoje é um dia novo e animador para mim, o Slack e a Salesforce. Tenho orgulho de ser nomeada a nova CEO do Slack, aceitando o bastão do atencioso e inovador Stewart Butterfield”, escreveu Lidiane em um post no Twitter. “Estamos fundamentados na missão do Slack: tornar a vida profissional das pessoas mais simples, agradável e produtiva. Temos muitas oportunidades de levar a sede digital a todos os clientes da Salesforce e a muitos outros, à medida que continuamos a crescer juntos”, acrescentou.
Além da Salesforce, Lidiane tem experiência em outras grandes empresas de tecnologia como a Microsoft, onde atuou durante 12 anos como group product manager e software engineer, e Apple, como estagiária de desenvolvimento de software. Em comunicado ao Business Insider, um porta-voz da Salesforce disse que Stewart Butterfield foi “instrumental” na escolha de Lidiane Jones como sua sucessora.
O Slack foi adquirido pela Salesforce em 2020, por US$ 27,7 bilhões. Hoje a plataforma é um dos principais softwares de comunicação corporativa, adotado por empresas como Rappi, IBM, T-Mobile, Gumpass e LATAM Airlines. Em 2018, a companhia foi avaliada em US$ 7,1 bilhões após a conclusão da sua série H, que levantou US$ 427 milhões com Dragoneer Investment Group e General Atlantic. No ano seguinte, a empresa fez seu IPO na NYSE, alcançando um valor de mercado de US$ 15,7 bilhões.