A CashWay, techfin sediada em Santa Catarina que oferece soluções para instituições de pagamento e financeiras, anunciou a contratação de Leo Monte como seu novo CEO. O executivo chega com a missão de acelerar o crescimento da empresa, ampliando a sua atuação para setores estratégicos, como varejo e indústria, que fazem parte do plano de expansão.
Com uma trajetória de cinco anos na Sinqia, onde atuou como diretor de Inovação e Marketing, Leo acumulou ampla experiência no setor de tecnologia para o mercado financeiro. Durante esse período, ele liderou o hub de inovação Torq e lançou o programa de Corporate Venture Capital (CVC), investindo em mais de 120 startups.
Um destaque de sua gestão foi o aporte de R$ 15 milhões na Celcoin em 2021, que acelerou o crescimento da empresa e resultou, em 2024, na venda de participação para o fundo Summit Partners, em uma das maiores rodadas de investimento da América Latina, superando R$ 650 milhões.
Após a venda da Sinqia para a Evertec em 2023, ele assumiu o plano de expansão internacional do Torq para a América Latina, encerrando essa fase em agosto, antes de aceitar o convite da CashWay para assumir o cargo de CEO.
Segundo o executivo, a decisão foi natural, visto que ele já conhecia a techfin como investidor e conselheiro. “Foi uma decisão natural. Acompanho o trabalho da CashWay desde o aporte que liderei na Sinqia em 2021, e vejo uma oportunidade de agregar valor em uma empresa que tem muito potencial”, explica Leo Monte, em nota.
Sob a nova liderança, a CashWay entra em uma fase de diversificação de seus serviços, com foco em empresas que movimentam grandes volumes transacionais, mas que tradicionalmente não são o foco das principais fornecedoras de tecnologia financeira. “Queremos crescer, mas sem perder a agilidade e adaptabilidade que nos trouxeram até aqui. Nosso objetivo é construir uma operação mais robusta”, afirma o novo CEO.
Ele reforça que a intenção é expandir para além do setor financeiro e explorar nichos não atendidos, o que deve acelerar o crescimento da CashWay de forma significativa.
“Estamos prontos para viabilizar o potencial dos produtos financeiros para empresas de diversos setores. Agora, podemos afirmar que atuamos em um mercado muito maior do que o financeiro, fornecendo nossa tecnologia para operações financeiras em indústrias, empresas de varejo, telecomunicações, entre outros”, afirma Leo.
O executivo também esclarece que a estratégia de diversificação da CashWay não implica abandonar os serviços voltados às instituições reguladas, como o core banking e o Pix. “Continuaremos atendendo essas demandas em constante crescimento, mas nossa ambição é explorar nichos de alta escala que ainda não recebem tanta atenção das grandes empresas de tecnologia financeira”, comenta.
A CashWay, que começou com foco em cooperativas de crédito, expandiu sua atuação para fintechs e agora está ampliando seu olhar para empresas não financeiras. “Estamos preparados para diversificar nossa entrega de valor e elevar a qualidade da nossa receita, oferecendo soluções que se integram à estratégia das empresas”, conclui Leo.