Mudanças no alto escalão da Chiefs.Group, startup que conecta empresas e profissionais seniores disponíveis para trabalhar sob demanda. A HRTech acaba de anunciar Luciana Carvalho, cofundadora e atual diretora de operações, como CEO. Com isso, a fundadora Cristiane Mendes, que antes ocupava a diretoria executiva, passa a responder como chief visionary officer, responsável pela visão de longo prazo da companhia e evangelização do mercado.
Com mais de 15 anos de experiência na área de recursos humanos, Luciana atuou na Sinch, Ambev e Movile, onde foi vice-presidente de People & Performance, assumindo um papel central na adaptação da companhia para o trabalho híbrido, preservando a cultura organizacional.
“Promover a Luciana, que já liderou processos importantes de mudança no modelo de trabalho de gigantes do mercado brasileiro e global, reforça nosso compromisso de sermos os principais parceiros da área de Pessoas das empresas nessa construção do movimento do Open Talent Economy no Brasil, fortalecendo seus objetivos”, afirma Cristiane, em nota.
A mudança na diretoria visa impulsionar a base de executivos disponíveis na plataforma, saltando dos atuais 1.200 para cerca de 10 mil nos próximos cinco anos. O objetivo é fazer da Chiefs.Group a principal empresa de Open Talent Economy da América Latina. Para Luciana, o momento é propício para uma mudança cultural no ambiente corporativo do Brasil.
“As transformações pelas quais o mundo vem passando estão alterando a forma com que os negócios se relacionam com clientes, fornecedores e, embora ainda um pouco mais lento, com seus talentos. Todo empreendedor entende que diferentes momentos exigem diferentes habilidades. Só que, em muitos casos, as empresas não possuem recursos financeiros e nem acesso ao perfil que pode auxiliar nos desafios que está vivendo”, afirma. É aí que entra uma contratação on demand. No caso da Chiefs.Group, ela pode ocorrer por meio de atuação de profissionais seniores em mentorias, projetos pontuais, vagas part time ou vagas fixas e formação de conselho.
Cerca de 80% dos profissionais seniores da Chiefs.Group são C-Levels, sendo 20% deles CEOs e CFOs. Eles têm, em média, 22 anos de carreira e 13 anos de atuação como altos executivos nas mais variadas áreas, como tecnologia, consultoria, mercado de finanças, varejo, bens de consumo, entre outras.