A Juntos Energia é uma startup de energia renovável que atualmente só opera em Minas Gerais. Contudo, a ambição é alta, tanto que ela trouxe para suas fileiras o ex-Diretor Global de Creative Marketing da 99, Cleber Paradela, para assumir a posição de Chief Marketing Officer (CMO).
Com o novo executivo à frente do setor de marketing, a clean energy tech deve tocar o seu plano de expansão nacional, com a meta de se tornar referência em assinatura de energia limpa, com sua solução de conexão das usinas às redes das concessionárias.
Depois de recentes reformulações nas normas da Aneel, o mercado de energia abriu a oportunidade para que empresas de tecnologia possam conectar fazendas solares e eólicas diretamente a residências ou empresas, utilizando a própria rede de distribuição das concessionárias existentes.
Além de atuar na prestação de serviços B2B e B2C, a empresa também está entrando no mercado de serviços B2B2C, para que empresas possam criar, no formato white label, seus próprios serviços de energia para ofertar para suas bases de clientes ou trade. O primeiro projeto foi lançado em julho para ofertar os serviços aos clientes do banco digital Next em Minas Gerais.
Sobre o novo desafio na Juntos Energia, Cleber afirmou em nota que está empolgado em trabalhar em um mercado que está em momento de abertura, quando a sociedade busca alternativas para redução de custos de energia e emissão de carbono. “Estou me sentindo nos anos 90 quando o mercado de telefonia celular abriu um leque de oportunidades de escolha com as empresas privadas, ou no início dos anos 2010 quando surgiram as fintechs e democratizaram a escolha do seu banco. A próxima onda é escolher qual serviço de energia assinar para a sua casa ou empresa”, destacou.
Além de ter passado os últimos três anos diretor global da operação criativa da DiDi Chuxing (holding chinesa controladora da 99), Paradela é professor de Futurismo e Tecnologias Exponenciais na Pós Graduação de Inovação da ESPM, além de coordenar o Bootcamp de Inteligência Digital da Miami Ad School. Foi o mais jovem da história a ser indicado como Profissional de Planejamento no Prêmio Caboré (2014), e listado entre os 10 Criativos Mais Influentes da Década pelo Promoview em 2016.
Anteriormente chamada Enercred, a Juntos Energia tem atuação somente em Minas, mas a sua base é em São Paulo. A startup tem como fundadores José Otávio Bustamante e Rodrigo Protázio, e nasceu da participação de Bustamente em um projeto do Prototype Camp do MIT. Em 2021, a startup foi comprada pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, grupo sediado em Recife que detém geradoras de energia elétrica e de gás natural no Brasil.