A aceleradora Darwin Startups anunciou a chegada dos empreendedores Luciano Camargo e André Castro de Mello como novos investidores. Essa movimentação faz parte de uma estratégia da comunidade para expandir o número de startups early stage aceleradas e fortalecer suas operações em inteligência artificial e fintechs, setores nos quais os novos sócios possuem experiência.
Luciano, fundador e ex-chairman da Sinqia, e André, fundador e ex-CEO da RTM, já atuaram anteriormente com a Darwin Startups como mentores e clientes. Agora, como investidores, eles estarão diretamente envolvidos nos projetos da aceleradora.
Marcos Mueller, CEO e fundador da Darwin , destacou a importância de contar com Luciano e André como sócios. Ele enfatizou a intenção de aproveitar o conhecimento e a experiência desses profissionais, especialmente no processo de criação de produtos e identificação de oportunidades. “Já são quase 10 anos de relacionamento como cliente e parceiro, e ter a oportunidade de trazer esses profissionais como sócios é incrível”, afirmou o CEO em nota.
As recentes movimentações da Darwin acontecem em um momento de planejamento de novos projetos. Segundo Marcos, o principal desafio que as startups enfrentam hoje é o acesso ao capital, especialmente nas fases iniciais de seus negócios, o que sugere espaço para a aceleradora atuar mais nesse aspecto. Além disso, estudos da Darwin mostram oportunidades no mercado de operações de crédito, antecipação e capital de giro, beneficiando tanto as startups quanto os investidores, que ainda têm dificuldades para acessar esses produtos.
Luciano compartilhou que, nesta nova fase com a Darwin, um de seus principais planos é aumentar as parcerias com novos players do mercado financeiro. “Conheço a Darwin há vários anos e tive a oportunidade de participar do programa de aceleração pelo Torq Ventures da Sinqia. A experiência da Darwin em selecionar startups com rigorosos filtros de qualidade permite que os parceiros/investidores se conectem cedo a negócios promissores, com grande capacidade de escalar. Além disso, a Darwin construiu uma rede de contatos extremamente valiosa, conectando investidores, empreendedores, grandes corporações e outros stakeholders estratégicos. Quero contribuir para expandir ainda mais a presença da Darwin no mercado financeiro brasileiro”, destaca o executivo em nota.
A Darwin também lançou recentemente o programa IA Experience Latam, que tem como objetivo facilitar negócios e investimentos entre grandes empresas e startups early stage no setor de inteligência artificial na América Latina. As startups estão sendo selecionadas e, ainda em 2024, começarão uma série de mentorias e consultorias estratégicas em parceria com investidores.
“Nos últimos 12 meses, vimos um aumento significativo na adoção de soluções de IA por grandes corporações. Com nossa experiência em identificar startups promissoras, estamos prontos para impulsionar essa tendência, conectando empresas a tecnologias que transformarão o mercado e terão um impacto real no ecossistema”, afirma João Marinelli, diretor de Growth, em nota.
Além disso, a Darwin planeja lançar em breve um programa de aceleração focado no empreendedorismo feminino. “Queremos criar uma iniciativa que ajude startups fundadas por mulheres, oferecendo conexões, suporte personalizado para os negócios e apoio psicológico, especialmente nas fases de pós-ideação e tração. Atualmente, 25% do portfólio da Darwin é composto por startups com mulheres fundadoras”, explica Emilia Chagas, diretora de Projetos, em nota.