A G4 Educação, edtech de educação para líderes empresariais, se mexeu rápido para responder à onda negativa que sofreu no rastro das falas polêmicas (pra não dizer machistas), de seu CEO Tallis Gomes na semana passada. Após a renúncia do executivo, a companhia anunciou a nomeação de Maria Isabel Antonini como nova CEO.
A mudança é um reflexo das declarações feitas pelo executivo em suas redes sociais, resultando em sua renúncia aos cargos de CEO e presidente do Conselho da empresa, além de sua expulsão do conselho consultivo da empresa de lingerie Hope.
A decisão de Tallis de deixar suas funções foi impulsionada por críticas generalizadas a um comentário que ele fez no Instagram, onde afirmou que “Deus me livre de mulher CEO”, sugerindo que mulheres em posições de liderança passam por um “processo de masculinização”. Essa declaração gerou ampla repercussão negativa, levando à sua saída da G4 Educação e de outras posições de destaque.
Leia também: Web Summit Rio: 45% dos fundadores no evento eram mulheres
Maria Isabel é engenheira de produção formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui um MBA em Finanças pelo Insper. Com mais de 10 anos de experiência em liderança e gestão de negócios, ela atuou como CFO da G4 Educação e foi CEO da Singu, uma startup focada em serviços de beleza e bem-estar. Além disso, Antonini tem um histórico profissional que inclui passagens por empresas como Itaú Unibanco, GPA e Via Varejo.
A G4 Educação publicou uma nota oficial informando a nomeação de Maria Isabel Antonini como nova CEO da empresa. A nota destaca o compromisso da G4 com a liderança feminina e ressalta a experiência e o histórico profissional de Antonini “O G4 reafirma seu compromisso com a educação executiva de impacto, no qual a liderança feminina sempre esteve presente com protagonismo.”
Sobre sua nova posição, Maria Isabel afirmou em suas redes sociais: “Seguimos firmes na missão! 🚀🚀”
Tallis Gomes, publicou um pedido de desculpas e se manifestou de forma resignada sobre a polêmica em um comunicado: “Os últimos dias foram momentos de muita reflexão. Tudo começou com um erro, um texto no qual me expressei de forma inaceitável sobre o papel das mulheres. Injustificável. Reconheci o erro e pedi desculpas sinceras.”
Além disso, o executivo explicou sua decisão de se afastar, alegando que a empresa continuará na sua missão de ajudar na geração de empregos no nosso país através do empreendedorismo.
“Muito obrigado por todo o suporte que tenho recebido e também pelas críticas. Só cheguei aonde estou por causa dos tombos que tomei na vida, com os quais aprendi. Esse será mais um desses aprendizados”, destacou Tallis, em nota.