A Vórtx, startup de soluções de tecnologia para infraestrutura no mercado de capitais nacional, anunciou um reforço de peso. Everson Ramos, ex-CIO na XP Investimentos e cofundador da Vitreo, chega à empresa para ocupar o cargo de Chief Product & Technology Officer (CPTO).
Segndo destacou a Vórtx em nota, Everson terá o desafio de “continuar o processo de liderar a transformação da infraestrutura do mercado de capitais através da tecnologia e inovação que a Vórtx trouxe para o segmento”, focando em áreas como dívida corporativa (corporate trust), trust funds e serviços financeiros.
Ao falar sobre seu papel ao assumir o novo posto na infratech, Everson destacou que o plano é o de descomplicar o mercado de capitais, focando no front office para levar uma melhor experiência aos usuários.
“Venho para contribuir com uma visão alinhada à necessidade dos clientes e negócios com a possibilidade de inovação através da tecnologia. A meta é disruptar a prestação de serviços na administração fiduciária. Mas não somente coletando, processando e entregando dados, queremos trazer soluções sob medida com alto valor agregado e complementariedade em processos, funcionalidades e aplicações”, destacou o executivo.
Profissional com mais de 25 anos no mercado de TI para o setor financeiro, Everson teve como última experiência a sua participação na fundação da Vitreo, fintech de investimentos em que também foi CTO e COO – ele saiu da companhia em 2021. Além da XP, onde liderou o time de tecnologia da plataforma de home broker Tecfinance, ele também teve passagens por marcas conhecidas do setor, como a Rico, onde também foi CTO.
“Everson chega em um momento importante da companhia. 2023 será um ano de muita transformação na Vórtx, vamos escalar a companhia rapidamente em várias áreas e era importante termos no time um CPTO que fosse nativo do mercado financeiro. Essa vasta experiência dele vai agregar muito nessa escalada”, finaliza Juliano Cornacchia, cofundador e CEO da infratech.
Fundada em 2015, a Vórtx atualmente possui mais de meio trilhão de reais em ativos em sua plataforma, que é uma combinação de centenas de robôs e colaboradores, atuando em corporate trust services, fund trust services e banking services. Em maio do ano passado, a companhia comprou, por um valor não divulgado, 51% da startup Basement, SaaS criado para facilitar a gestão societária e o compartilhamento do equity nas empresas.
Foi a 2ª aquisição da infratech em pouco mais de um ano. Em março de 2021, quando a companhia recebeu uma série B de R$ 190 milhões liderada pela FTV Capital, ela comprou na semana seguinte a startup Simplific Pavarini, de serviços fiduciários.