Dança das Cadeiras

Ex-Imperva e Pentera é anunciada como nova sócia da ZenoX

Executiva irá contribuir para expandir a presença da empresa na América Latina, focando em escalar as vendas

Ana Cerqueira, nova sócia da ZenoX
Ana Cerqueira, nova sócia da ZenoX (Imagem: Divulgação)

A ZenoX, startup de cibersegurança especializada em investigação e análise de fraudes, aliada ao monitoramento contínuo de ameaças, anuncia Ana Cerqueira como sua nova sócia e CRO (Chief Revenue Officer).

Com mais de 27 anos de experiência no mercado de tecnologia, sendo oito dedicados ao setor, a executiva chega para impulsionar a expansão da companhia na América Latina. Formada em Administração de Negócios pela Universidade Tuiuti do Paraná, com MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pelo Rollins College/FL, a carreira de especialista se destaca justamente pela implementação de estratégias de crescimento.

Na ZenoX, a ideia é que a executiva contribua para expandir a sua presença na América Latina focando, principalmente, na utilização de canais indiretos e distribuidores para escalar as vendas.

Com isso, a expectativa é que a startup ajude ainda mais organizações a antecipar vulnerabilidades e fortalecer suas defesas, uma vez que já consegue reduzir em 90% o tempo gasto no monitoramento de ameaças digitais ao integrar IA e segurança ofensiva.

“Depois de anos liderando operações de grandes corporações globais, chego feliz para esse novo desafio e por ajudar na democratização da cibersegurança”, diz Ana. “A ZenoX tem um potencial único de garantir respostas rápidas e eficazes contra ataques sofisticados, então é uma oportunidade excepcional para alavancar vários negócios por meio do aprimoramento das suas estratégias de segurança cibernética”, completa.

Diversidade no setor

A chegada da executiva à startup também visa aumentar a presença de mulheres na cibersegurança. De acordo com a pesquisa “LinkedIn Economic Graph”, do LinkedIn, 80% dos cargos na área são ocupados por homens; no entanto, o Brasil foi o país que mais elevou o número de mulheres no setor em todo o mundo entre maio de 2023 e maio de 2024, com um aumento de 4,45%.

A própria trajetória de Ana também contribui para esse cenário, já que ela é presidente da WONCY Brasil. A organização sem fins lucrativos é conhecida por capacitar mulheres no segmento com diversos programas de certificação, capacitação, treinamento e mentoria em cybersecurity.

“O desenvolvimento da cibersegurança não passa apenas pelo aprimoramento tecnológico, mas também pelo fortalecimento da inclusão e da representatividade, que podem revelar alguns dos especialistas mais importantes do futuro do mercado”, conclui a nova sócia.