
A Vetto, startup fundada por brasileiros no Vale do Silício, anunciou nesta terça-feira (27) a contratação de Rodrigo Schmidt, ex-executivo sênior da Meta e líder de engenharia de longa data, como cofundador e diretor de tecnologia (CTO). Sua nomeação visa fortalecer a equipe de liderança da Vetto, que está construindo a próxima geração de sistemas de inteligência de dados para modelos de IA de ponta.
A carreira de Rodrigo na área de engenharia abrange mais de 30 anos, sendo cerca de metade deles no Facebook/Meta. Ele ingressou na empresa, então Facebook, quando era uma startup com algumas centenas de funcionários em Palo Alto, 100 milhões de usuários e avaliada em US$ 15 bilhões.
Em seus 15 anos na Meta, a empresa cresceu para mais de 80.000 funcionários em todo o mundo, 3 bilhões de usuários ativos mensais e ultrapassou a avaliação de US$ 1 trilhão. Rodrigo ocupou cargos de liderança sênior no Facebook, Instagram, IA e Experimentação de Novos Produtos (NPE).
Ele construiu e escalou diversos produtos multimilionários, liderou organizações com mais de 500 pessoas em equipes distribuídas globalmente e impulsionou a personalização, a descoberta e o engajamento com inteligência artificial em larga escala, atingindo bilhões de usuários. Antes do Facebook, Rodrigo foi empreendedor e acadêmico na Europa e no Brasil. Ele possui doutorado em Ciência da Computação com vasta experiência em sistemas de grande escala e inteligência artificial aplicada.
Rodrigo se junta à Vetto como cofundador, ao lado de uma equipe técnica e de pesquisa já consolidada, liderada por Lucas Smaira, ex-pesquisador e engenheiro da DeepMind, e uma equipe mais ampla com experiência em laboratórios de pesquisa de IA de ponta.
Os modelos de vanguarda agora enfrentam um ponto de inflexão. Apesar de haver demanda praticamente ilimitada por dados que aprimorem o raciocínio, a codificação, o desempenho em tarefas do mundo real e a produção econômica, os dados que impulsionaram o progresso nas fases anteriores não são mais suficientes para sustentar o ritmo de aprimoramento. Simplesmente aumentar o volume produz retornos decrescentes.
“Após sair da Meta, quis dedicar um tempo para explorar e buscar uma oportunidade verdadeiramente única. Desenvolvi protótipos, assessorei diversas startups, investiguei muitas ideias com diferentes equipes e recusei várias propostas de empresas renomadas. Tudo mudou quando comecei a trabalhar com Joseph e o restante da equipe fundadora da Vetto. Acreditamos que existe uma enorme oportunidade para construir sistemas de dados inteligentes que impulsionem não apenas o treinamento de modelos de ponta, mas também a avaliação da qualidade desses modelos e a personalização necessária para a infinidade de aplicações que estão sendo criadas nesta nova era da IA. Construímos nossa visão em torno disso e estamos prontos para executá-la a todo vapor”, disse Rodrigo Schmidt, cofundador e CTO da Vetto, em nota.
“Desde as nossas primeiras interações, construímos uma conexão poderosa. A experiência e a paixão de Rodrigo pela área têm sido extremamente valiosas e nos alinhamos muito fortemente não apenas na estratégia da empresa, mas também em valores e cultura”, acrescentou Joseph Nunes, CEO da Vetto.
A abordagem da Vetto trata os dados como uma interface de treinamento ativa, em vez de um recurso estático. Em vez de fornecer conjuntos de dados pontuais, a Vetto constrói sistemas de inteligência de dados que evoluem continuamente: geração dinâmica de tarefas, feedback humano de nível de pesquisa, benchmarks adaptativos e ciclos de avaliação que refletem o uso no mundo real.
Isso permite que os modelos aprendam com a experiência estruturada ao longo do tempo, evitem o sobreajuste a benchmarks estáticos e melhorem as capacidades que importam na implementação. “À medida que os modelos amadurecem, o aprendizado depende menos da escala bruta e mais de como a experiência é estruturada. Os dados precisam ser dinâmicos, adaptativos e projetados para ensinar — não apenas coletados”, ressaltou o CEO.
Como CTO, Rodrigo liderará os esforços de pesquisa, engenharia e produto da Vetto em inteligência de dados, sistemas de avaliação e ferramentas que permitem que especialistas e pesquisadores colaborem de forma eficiente e em grande escala.