A Virgo, fintech especializada em soluções de crédito e acesso a capital, está com novo CTO. A empresa anunciou a contratação de Edson Lopes, executivo com passagens em bancos como Itaú e Banco Pan, para liderar o seu time de tecnologia.
Segundo destacou a Virgo em nota, o executivo chega para acelerar o desenvolvimento de ferramentas de integração e análise de dados, além de aprimorar soluções de monitoramento de riscos de crédito e garantias. Nos próximos 12 meses, a Virgo planeja abrir seu portfólio de produtos digitais para uso externo.
“O potencial da plataforma e o propósito de impactar o mercado me motivaram a aceitar esse novo desafio, assim como conduzir o time de tecnologia como protagonista da nova fase da Virgo”, declara Edson Lopes, que liderará cerca de 24 profissionais que fazem parte do time de tecnologia da fintech, que gosta de se intitular uma CMITech (capital market infrastructure tech company).
Antes de assumir a cadeira de CTO na Virgo, Edson atuava como gerente executivo de sistemas no Banco Pan. Antes disso, ele estava no Itaú Unibanco, no cargo de coordenador de sistemas na área de engenharia de dados.
Segundo o cofundador, CEO e CPO da Virgo, Daniel Magalhães, com o novo CTO a frente de tecnologia, ele focará na construção de soluções escaláveis para atender a demanda crescente de investidores institucionais por acompanhamento de riscos e precificação de ativos e garantias. “Outro impacto positivo é a maior transparência e disponibilidade de dados no mercado de crédito privado”, afirmou a empresa em comunicado.
Ativos monitorados
A plataforma da Virgo recebe mais de 230 leads por mês e utiliza ferramentas automatizadas e dados para analisar diferentes tipos de risco, cruzando cada lead com mais de 2 mil empresas e mais de 700 operações realizadas no mercado em 2022.
Segundo Daniel, a tecnologia da companhia permite a precificação das oportunidades e insights das melhores condições de captação. Já na plataforma de monitoramento de riscos e garantias, a Virgo possui mais de R$ 62 bilhões em ativos monitorados, dados sobre mais de 120 mil recebíveis e 7 mil garantias reais, assim como inúmeros data points sobre comportamentos de crédito e colaterais nos segmentos imobiliário, agro, cartões de crédito e créditos financeiros.
“Os últimos anos foram importantes para o acúmulo de informações, entendimento das regras e necessidades de negócio e para a construção do alicerce tecnológico para esse próximo passo, de aceleração e colaboração com o mercado. O novo CTO tem uma carreira sólida em desenvolvimento de soluções e produtos em instituições financeiras e, com certeza, vai agregar muito ao time e ao futuro da Virgo”, finaliza o CEO.