A foodtech chilena NotCo, especializada em alimentos à base de plantas, anunciou a contratação de um veterano do mercado de alimentos como novo presidente da empresa. Andre Weinmann tem experiência em cargos de liderança em multinacionais como Mondelez e Philip Morris, além de ter assumido cargos estratégicos em gigantes como Unilever, Nestlé, Purina e BRF. Com 30 anos de experiência no segmento varejista e de bens de consumo, o executivo chega para acelerar o crescimento do unicórnio, que tem o objetivo de atingir o breakeven nos próximos anos.
Em 2018, Andre se juntou a um grupo de investidores para fundar a KotaKi, uma plataforma asset-light que conecta indústrias e atacarejos a pequenos varejistas. Durante o período em que esteve à frente do negócio, ele conseguiu disparar as vendas, melhorando suas margens em mais de 50% e aumentando as suas redes de atendimento.
Para o executivo, assumir a presidência da NotCo é uma oportunidade de participar da reinvenção da indústria de alimentos, impulsionada pelas inovações tecnológicas. “Depois de muitos anos vivendo no mundo corporativo, estou honrado em iniciar uma nova etapa na minha trajetória profissional com a NotCo. É uma marca global que está transformando o mercado e com potencial ilimitado, portanto encaro esse desafio com muito entusiasmo e determinação”, completa.
Em nota, a startup informou que a contratação de Andre também visa contribuir com o novo passo estratégico da foodtech de impulsionar experiências alimentares com benefícios sensoriais e funcionais. A ideia é solucionar os maiores desafios do segmento alimentício, unindo qualidade, praticidade e nutrição com opções plant-based, e sem abrir mão do sabor.
Em dezembro de 2022, a NotCo garfou US$ 70 milhões e aumentou o volume da sua rodada série D, totalizando US$ 305 milhões. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas.
A empresa é dona de marcas como NotMilkTM, NotMilk High ProteinTM, NotCreme de LeiteTM e NotMayoTM. No Brasil, possui mais de 2 mil pontos de venda. Além de Chile e Brasil, a marca atua na Argentina, México, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.