A chilena NotCo, que produz alimentos plant based usando como base um sistema de inteligência artificial proprietário, anunciou o brasileiro Fernando Machado como CMO (diretor de marketing) global. Com passagens pela Activision Blizzard e Restaurant Brands International (RBI), ele chega para liderar as equipes de marketing de 10 países, reforçando a missão da marca de reinventar a indústria de alimentos.
“Conheci Fernando quando ele me procurou anos atrás para dizer que apreciava o trabalho que estávamos fazendo. Nós éramos grandes fãs do trabalho que ele estava fazendo. Então, quando a oportunidade apareceu, decidimos unir forças”, afirma em nota o cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick. O executivo ressalta que a missão da startup é criar um mundo mais sustentável com produtos saborosos à base de plantas, e a expertise de Fernando permitirá acelerar a jornada da NotCo.
A contratação acontece apenas 3 meses depois da NotCo anunciar a extensão da sua rodada série D. A companhia colocou mais US$ 70 milhões no caixa, totalizando US$ 305 milhões captados com o objetivo de crescer sua unidade B2B. O aporte avaliou a empresa em US$ 1,5 bilhão.
Em 2019, a companhia chamou a atenção da comunidade internacional ao se tornar um dos primeiros investimentos da Bezos Expeditions, o fundo do bilionário Jeff Bezos, na América Latina. Desde então, a NotCo atraiu investidores famosos como Roger Federer, Lewis Hamilton e Questlove.
“Sou um grande fã da marca e de sua tecnologia desde que foi lançada nos Estados Unidos há alguns anos. Os produtos são incríveis, mas, além disso, acredito plenamente no propósito da NotCo. A cultura de sonhar alto e realizar mudanças reais que o Matias e outros líderes construíram é admirável, e estou realmente ansioso para acelerar ainda mais o crescimento da startup por meio de marketing diferenciado e criativo”, afirma Fernando.
A NotCo no Brasil
O Brasil é um dos países mais estratégicos para a expansão da NotCo. Já são mais de R$ 150 milhões investidos e a expectativa é que a empresa dobre de tamanho no país em 2023. A estratégia de crescimento tem como foco o desenvolvimento de novas categorias de produtos, expansão geográfica e abertura de um novo centro de inovações com instalações maiores e uma cozinha experimental para testes da equipe de P&D e parcerias.
No ano passado, a foodtech expandiu para o Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. Além disso, ampliou as linhas de produtos e introduziu novas categorias como NotCreme de Leite, NotMilk High Protein, e NotMeat. No Brasil, a marca já possui mais de 2 mil pontos de venda.
A operação daqui acompanha a estratégia global. A foodtech vem trabalhando para aumentar a oferta de produtos plant-based em restaurantes e lanchonetes, ampliando cada vez mais sua gama de parceiros, com nomes locais como Bullguer, Mr. Cheney e Casa do Pão de Queijo.