Novos diretores na Freto | Foto: Divulgação
Novos diretores na Freto | Foto: Divulgação

Poucos meses depois de contratar um novo CFO, a logtech Freto anunciou mais duas mudanças em sua liderança, nas áreas de Tecnologia e Negócios. A startup, que conecta caminhoneiros às cargas do mercado rodoviário, tem buscado ampliar sua presença em setores estratégicos, modernizar processos internos e consolidar sua atuação como transportadora digital – ou uma espécie de Uber para o transporte de cargas da indústria.

“Essas mudanças inauguram um novo ciclo para o Freto e reforçam nosso posicionamento como uma logtech que está redesenhando a forma como a indústria acessa e movimenta transporte no país. São lideranças que fortalecem nossa capacidade de execução e a ambição que temos para os próximos anos”, afirma Thomas Gautier, CEO do Freto, por meio de nota.

A diretoria de Negócios, que reúne as frentes Comercial e Operações, passa a ser comandada por Luís Matsuda. Com mais de 20 anos de experiência em logística integrada, o executivo atuou em empresas como Solistica, AGV Health & Nutrition e AGV Logística, liderando operações, planejamento de transportes, expansão comercial e integração de equipes.

Para ele, atuar em uma empresa em crescimento, com modelo de negócios digital e foco na simplificação da logística rodoviária foram os principais motivos da sua chegada ao Freto.

“Meu objetivo é garantir a satisfação dos clientes, fortalecendo a qualidade do serviço e a previsibilidade da operação. A partir disso, buscamos acelerar a atuação nos setores onde já estamos presentes como mineração, calcário, siderurgia, papel e celulose e cimenteiras, e ainda abrir oportunidades em novas regiões e segmentos. Nossas prioridades serão organizar processos internos e alinhar tecnologia e operação para sustentar o crescimento esperado”, afirma.

Há quase quatro anos no Freto, Diego Pereira assume a diretoria de Tecnologia & Produtos com o desafio de continuar reinventando as soluções da empresa e incorporar novas tecnologias para manter a startup como agente de transformação do setor. Na nova cadeira, modernizou a estrutura da área, revisou a organização dos times e implantou metodologias e ferramentas que tornaram o desenvolvimento do produto mais rápido, estável e aderente às necessidades dos clientes.

“Nossa missão é evoluir rápido, simplificar e entregar eficiência. A tecnologia só faz sentido quando muda a vida de quem depende dela. Já trabalhamos em iniciativas de inteligência artificial que devem ser lançadas ao longo de 2026, com uma plataforma mais segura, estável e preparada para escalar”, diz.

Os executivos se juntam a Rodrigo Monteiro Vicente, que chegou em setembro para ser o novo Chief Financial Officer (CFO). Com mais de duas décadas de experiência em liderança financeira e estratégica em multinacionais e scale-ups, o executivo assumiu a responsabilidade pelas frentes de Finanças, Torre de Controle, Seguros & Riscos, Inteligência de Dados e Inteligência de Precificação.