
A Autonomic, startup canadense que integra Inteligência Artificial e Neurociência para otimizar o desempenho cerebral, anuncia Gabriel Rodrigues como novo CTO.
Formado em Engenharia de Computação pelo Centro Universitário IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília), Gabriel tem mais de 10 anos de experiência com atuação e liderança em iniciativas de engenharia de software, cloud, DevOps e modernização de plataformas em empresas como PayPal, Estated e Vocon IT.
Nesse período, atuou em operações de alta escala e aprofundou sua especialização em tecnologias em nuvem e inteligência artificial. A soma dessas experiências o levou ao convite para integrar a Autonomic no Canadá.
Sua estreia na empresa foi como desenvolvedor em 2022 e, em pouco tempo, assumiu a posição de Tech Lead, tornando-se responsável por uma parte central da arquitetura da plataforma. Agora, assume oficialmente a posição de CTO, liderando o time de engenharia, participando das decisões estratégicas de tecnologia de produto e definindo prioridades para sustentar a evolução e a escala da solução.
A Autonomic oferece uma plataforma que usa inteligência artificial para analisar padrões cerebrais e orientar treinamentos personalizados de performance cognitiva. A solução é voltada para pessoas que atuam em contextos de alta exigência, como executivos, líderes, equipes operacionais e atletas, ajudando-as a manter foco, velocidade de raciocínio e resiliência mental, além de alto desempenho.
A startup está inserida em um mercado em ascensão e atualmente avaliado em US$ 34,10 bilhões, podendo ultrapassar US$ 79 bilhões até 2033, segundo o relatório Global Digital Health & AI Tools in Neuroscience Market.
“O setor de IA cognitiva é uma nova fronteira da inteligência artificial que tem um potencial imenso e um mercado bilionário. Me sinto feliz e inspirado em assumir a liderança de tecnologia na Autonomic, uma conquista que honra minha trajetória e reforça a capacidade do talento brasileiro de ocupar posições estratégicas no cenário global. Também é uma grande oportunidade liderar um time excepcional e transformar tecnologia de ponta em impacto real na vida das pessoas, promovendo alta performance cognitiva de forma sustentável”, afirma o novo CTO em nota.