A Questum, assessoria especializada em M&A e investimentos para startups, anuncia a chegada de Guilherme Tossulino como seu mais novo sócio. Como parte do time da companhia, o executivo espera continuar contribuindo com empreendedores e empresas em suas jornadas de sucesso.
Com quase 20 anos de experiência e mais de 10 negociações exitosas de M&A em empresas de software no currículo, Guilherme junta-se aos sócios Rafael Assunção, Anderson Wustro, João Selarim, Leopoldo de Lima e Dayane Prim.
“Acompanho e admiro a Questum por sua forma de atuar com os empreendedores e por promover transações de M&A como uma alternativa para empresas que desejam dar um novo passo. Temos muitos desafios no mercado de startups e acredito que minha visão de diferentes perspectivas dentro do universo de M&A vem para somar ao time de especialistas da Questum neste momento de expansão de atuação”, diz o profissional, em nota.
Ele acumula bagagem e experiência na área de M&A atuando no buy-side, participando na geração de oportunidades, na condução das transações até a integração das empresas adquiridas e a captura de sinergias, com grande atuação no contexto de empresas SaaS B2B. Com esse histórico, poderá contribuir na expansão da atuação do escritório, que passa também a executar projetos de M&A para o buy-side.
Anteriormente, Guilherme atuou como diretor de Estratégia e M&A na Softplan, desde 2021, liderando a estruturação da área e conduzindo as estratégias de crescimento inorgânico da companhia.
Primeiro pool de investimentos
No fim do ano passado, a Questum anunciou com exclusividade ao Startups o seu primeiro pool de investimentos: um total de R$ 4 milhões em três empresas com o objetivo de apoiar negócios SaaS B2B no estágio seed. As escolhidas para receber o aporte foram a HXtos, Starken Insurance e SD Conecta.
A companhia, que já vinha em uma jornada de ajudar o empreendedor a crescer, organizar e vender o seu negócio, resolveu dar um passo a mais, contribuindo para um efeito poderoso de impacto e retroalimentação no ecossistema.
Este primeiro pool é formado, em grande parte, por ex-founders de startups vendidas (algumas pela Questum), além de outros empresários, atores do ecossistema e da própria Questum. Para chegar às três empresas investidas, a companhia realizou um processo de seleção ao longo de seis meses e selecionou startups advindas principalmente do programa Startup SC, do Sebrae Santa Catarina, e do Cubo Itaú, em São Paulo.