A Sofya, inteligência artificial que automatiza a transcrição e organização de dados para simplificar a rotina médica e reduzir a burocracia no atendimento clínico, anunciou Marcelo Mearim como o novo CEO da operação no Brasil. O executivo assume com a missão de expandir a presença da empresa no mercado brasileiro, com foco em parcerias estratégicas para acelerar essa entrada.
“Acredito que temos um grande desafio pela frente, pois estamos lidando com um produto altamente inovador. Apesar de a inteligência artificial estar em evidência, o diferencial aqui é o foco integralmente voltado à saúde. Já contamos com o produto em funcionamento e alguns clientes, porém o objetivo agora é direcionar esforços para um crescimento progressivo”, afirma Marcelo, em nota.
Formado em engenharia de produção, Marcelo construiu sua carreira nas áreas de marketing, planejamento e vendas. Com pós-graduação em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, ele também realizou cursos em Harvard, na Universidade da Pensilvânia e na IE Business School, em Madrid.
O executivo acumula mais de 24 anos de experiência em empresas como Philip Morris, Vivo, Telefônica e Kroton/Cogna. Em 2018, ele ingressou no setor de saúde como diretor de marketing da Dasa. Antes de se juntar à Sofya, trabalhou na HiLab, startup que desenvolve equipamentos médicos para atendimento no ponto de cuidado (Point-of-Care).
“Espero que a minha experiência na área nos últimos anos contribua para fortalecer o posicionamento da Sofya no mercado. O segmento possui algumas particularidades únicas e a empresa apresenta um potencial enorme de oferecer uma nova dinâmica para o dia a dia dos médicos”, acrescenta Marcelo.
A nomeação do executivo como CEO da Sofya no Brasil foi realizada por Igor Couto, cofundador da startup, que agora assume o cargo de CEO nos Estados Unidos. Essa mudança faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa, que busca consolidar sua operação local no Brasil, expandir a carteira de clientes e, ao mesmo tempo, permitir que Igor se concentre no desenvolvimento da plataforma e na captação de investimentos internacionais.
Igor destacou que a escolha de Marcelo se baseou no reconhecimento de seu potencial estratégico. “Marcelo traz uma vasta experiência que será essencial para consolidarmos a marca no setor da saúde. Tenho plena confiança de que sua liderança será fundamental para fortalecer nossa atuação nacional e acelerar a expansão da empresa no Brasil”, afirmou Igor.