
Com mais de 30 anos de atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, José Araújo Neto foi nomeado novo CEO do ICOM, socialtech que conecta em Libras o setor público e privado. Fundador da AME, organização sem fins lucrativos que atua para a inclusão social, o executivo tem com a missão de expandir a atuação da startup e fortalecer seu papel no cenário nacional.
A chegada do executivo marca um novo ciclo para o ICOM, que busca, para 2025, um crescimento de 58% em relação ao ano anterior, impulsionado pela alta na procura por soluções acessíveis e pela formação de novas alianças estratégicas.
“É uma grande honra assumir a liderança do ICOM neste momento de expansão e transformação. A comunicação é a grande barreira para a inclusão das pessoas surdas na sociedade. O ICOM assegura esse direito fundamental e fornece às empresas e órgãos públicos uma poderosa ferramenta para tornar seus serviços acessíveis”, afirma José Araújo Neto, em nota.
Com soluções tecnológicas, o ICOM segue buscando consolidar seu papel como referência em inovação e impacto social. A instituição já foi premiada anteriormente pela ONU (Organização das Nações Unidas) como solução de Inovação Pública, além de ter suas raízes na AME – organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve Tecnologia Assistiva para facilitar a independência das pessoas com deficiência há mais de três décadas.
Vale lembrar que o ICOM destina parte da sua receita para ações sociais que promovem a inclusão social desse público no mercado de trabalho, educação, consumo e direitos básicos.