Ingrid Barth é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A cofundadora e diretora de operações da fintech Linker substituirá Felipe Matos, que passa a atuar como vice-presidente da organização. Cristiano Fernandes de Freitas, sócio da Syhus Contabilidade, segue como diretor financeiro da instituição.
A executiva possui larga experiência em vendas e coordenação de operações de crédito e gestão de tesouraria, além de conhecimento em negociações contratuais relacionadas a operações cross border de derivativos e empréstimos. Ingrid fundou a Linker em 2018 como o primeiro banco digital PJ, focado em startups e seus empreendedores, e assume a posse da Abstartups em 1 de janeiro de 2023.
“Me sinto muito privilegiada e honrada em ter sido eleita presidente da Abstartups. Isso nos dará oportunidade de não apenas continuar o trabalho que estamos fazendo, mas também de dar um sinal claro que não apenas a associação, mas também o mercado, estão caminhando para um ambiente mais diverso”, afirma Ingrid, em nota.
Ela reconhece que a organização ainda tem muitos desafios e projetos pela frente, mas diz estar otimista com o futuro. “Sei que o Brasil está fazendo um trabalho excelente com relação ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação, que precisa ser continuado e amplamente divulgado no mundo. Agradeço a todos os associados, comunidade, ecossistema e demais atores a confiança e espero responder a altura”, conclui a empreendedora.
Além de COO no Linker e agora presidente da Abstartups, Ingrid representa a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) no comitê de Open Banking no Banco Central, e é membro do Comitê de Jovens Empreendedores na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).