fbpx
Compartilhe

Há pouco menos de 1 ano, o Startups noticiou que Maria Cristina Ricciardi, mais conhecida como Kika, havia entrado para o Conselho de Administração da aceleradora e investidora Ventiur Smart Capital. Após 9 meses como membro independente, a executiva acaba de se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho.

Na nova função, ela é responsável por liderar um coletivo de governança composto por sete integrantes. Uma de suas primeiras medidas foi trazer uma Governance Officer ao Conselho, a advogada Victória Palombini Goldenfum.

Com passagem em instituições como Citibank e Deutsche Bank, Kika tem certificação como Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e como Conselheira de Inovação pela Gonew School, sendo alumni do Advanced Boardroom Program for Women da Saint Paul Escola de Negócios. Além disso, é mentora de profissionais C-Level, sócia-investidora de startups, conselheira de empresas e embaixadora da iniciativa 100 Startups to Watch.

“A Ventiur é um negócio nativo digital que, ao completar 10 anos, inicia um ciclo no qual agrega ao playbook consolidado de aceleração de startups outras e correlatas áreas de atuação, e com maior alcance geográfico. Para tanto, requer apoio não somente para evolução da sua jornada de governança, como também a diversidade de perspectivas e experiências no conselho passou a ser um imperativo estratégico”, diz Kika, em nota.

Novo posicionamento

A executiva assume a presidência do Conselho em um momento importante para a Ventiur, visto que a companhia celebra uma década de atuação e lança um novo posicionamento, indo além da aceleração de novos negócios. Em janeiro, Junior Rodrigues, head de comunidades e ecossistemas da Ventiur, contou durante o evento Pitch Reverso que a empresa pretende intensificar seus investimentos early-stage e reforçar o seu posicionamento como “smart money”, aumentando a atratividade do seu dinheiro ao oferecer também mentoria e networking.

Ao longo de sua jornada, a Ventiur analisou mais de 8 mil startups, acelerou cerca de mil novos negócios em praticamente todas as regiões do país, e investiu em mais de 80 startups. Dentre elas, estão a Yours Bank e a Pix Force. A companhia já teve oito exits concluídos, incluindo a Devorando, vendida para o iFood em 2016, a Meerkat, comprada pela Acesso Digital em 2020, e a Suiteshare, negociada para a VTEX em 2021. 

Atualmente, há 62 startups ativas no portfólio, 80% delas em breakeven. A rede da Ventiur é composta por mais de 350 investidores que, juntos, aportaram cerca de R$ 35 milhões nos últimos anos, gerando um portfólio avaliado atualmente em aproximadamente R$ 800 milhões.

LEIA MAIS