A Lenovo, empresa multinacional de tecnologia, anuncia mudanças na liderança da área de Marketing da companhia para América Latina e Brasil. No Brasil, Eliane Andreu assume como Diretora de Marketing para Intelligent Devices Group (IDG), operação que integra a unidade de negócios de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo. Já a executiva Bárbara Toscano, passa a ser CMO da Lenovo América Latina.
Diretora de Marketing para IDG
Eliane Andreu chega para liderar o mercado consumidor local. Com 20 anos de experiência, a executiva acumula passagens por outras grandes empresas como Visa, Grupo Pão de Açúcar, Mastercard, Oracle e BASF.
“É um prazer imenso me juntar ao time Lenovo. Por meio de muito trabalho e dedicação, espero gerar impacto real e duradouro, traçando estratégias eficientes para aproximar a marca de seu consumidor final e manter seu forte status perante o mercado brasileiro. Queremos aproveitar todas as oportunidades para trazer os melhores resultados e fazer da nossa operação uma referência a ser seguida”, afirma em nota.
A executiva, que chega em um momento-chave para a empresa com o foco em tornar a Inteligência Artificial cada vez mais acessível e personalizada, irá liderar frente ao Marketing para o mercado consumidor do Brasil dentro da estrutura IDG. Parte de seu trabalho será a condução de campanhas, construção de reputação, participação da Lenovo em eventos, comunicação para o lançamento local de produtos, além de ampliar parcerias estratégicas, como a com o Instituto Ayrton Senna e a organização de e-sports Fúria.
“O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Lenovo no mundo e a escolha da Eliane para a posição foi uma decisão pautada em suas décadas de experiência e perfil de liderança atento as oportunidades de negócio e engajamento entre marca e o público brasileiro. Acredito que sua visão estratégica irá ser de grande contribuição para o nosso time e trará excelentes resultados”, afirma Ricardo Bloj, presidente da Lenovo.
CMO América Latina
Já Bárbara Toscano passa a liderar a implementação de estratégias para fortalecer o posicionamento da marca e ampliar a relevância da Lenovo na região latino-americana, conectando campanhas que impulsionem ainda mais as vendas do portfólio Lenovo – que inclui PCs, infraestrutura de TI, serviços e soluções – para diversos perfis de consumidores e clientes corporativos latino-americanos.
Com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Marketing na Fundação Dom Cabral, Bárbara possui mais de duas décadas de experiência em Comunicação e Marketing, com passagem por empresas como Telemig Celular, Petrobrás, Claro e LG Eletronics.
Já à frente da Lenovo, foi responsável pelo sucesso de projetos focados na introdução e expansão das linhas globais de produtos voltados ao público gamer, a execução do FÓRMULA 1 LENOVO GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO 2024 e os eventos Lenovo Tech World no Brasil.
“Assumir essa nova posição é um passo importante e motivo de muito orgulho. Agora, sigo entusiasmada para esse novo desafio e comprometida em fortalecer cada vez mais a nossa atuação estratégica para os mercados da América Latina”, diz.