Com exclusividade ao Startups, o Freto, logtech que conecta caminhoneiros às cargas do mercado rodoviário, anunciou a chegada de Marcus Manzano como novo diretor comercial (Chief Commercial Officer, ou CCO).
“Estou muito feliz em integrar esse time de feras do Freto. Com a melhor proposta de valor num mercado de altíssimo potencial, uma solução completa e integrada de ponta a ponta, o maior desafio neste primeiro momento será escalar a plataforma entre os transportadores, conscientizando a cultura da digitalização do frete”, diz Marcus, em nota.
O piloto do Freto foi criado em 2018 dentro da Ticket, marca do grupo francês Edenred, e o lançamento oficial da plataforma ocorreu em 2019. No ano seguinte, a companhia fez um spin-off para que o Freto voasse com as próprias asas, ganhasse autonomia e tivesse uma jogada própria focada no mercado das logtechs.
Marcus possui mais de 20 anos de carreira no Grupo Edenred na área comercial e na gestão de grandes times, tendo passado pela Ticket, Ticket Log e Repom. Formado em em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, de Curitiba, com Pós-graduação em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo acumula passagens pela Renault Brasil e Citibank.
Ele chega ao Freto com sua expertise no segmento da logística para gerar novos negócios no marketplace da empresa e escalar a plataforma. Além disso, possui amplo conhecimento em serviços financeiros que contribuirá para a diversificação das soluções do Freto.
Desde a fundação até junho de 2022, a empresa movimentou mais de 83 milhões de toneladas na plataforma, correspondendo a mais de R$ 10 bilhões em fretes. Em julho de 2021, o Freto anunciou que recebeu um investimento de R$ 22,5 milhões em uma rodada classificada como seed, apesar do tamanho do cheque.
Em entrevista ao Startups em dezembro de 2022, o CEO, Thomas Gautier, afirmou que a logtech tinha 160 colaboradores, crescia entre 80% e 120% a cada ano, e projetava aumentar o faturamento em 80% em 2023. A startup possui mais de 170 mil motoristas qualificados e 300 mil veículos cadastrados, além de intermediar mais de 150 mil toneladas de carga por meio de 3,5 mil contratações (matches) diariamente.