A Marvin, fintech de pagamentos B2B, está com um novo COO. Gustavo Carvalho, ex-Bain & Company, chega na empresa para traduzir a visão da alta direção em planos de ação para os times, além de apoiar o desenvolvimento de produtos alinhados à estratégia da empresa.
Segundo destacou a Marvin em nora, o movimento de buscar um COO no mercado reflete uma prática comum de startups norte-americanas em fase de crescimento – a de buscar ex-profissionais de das principais consultorias estratégicas para posições de liderança e, eventualmente, de presidência.
“Há décadas esse tipo de reposicionamento atinge startups e empresas de tecnologia em geral. Alguns dos nomes mais famosos são: Sundar Pichai (CEO Google; McKinsey); Sheryl Sandberg (ex-Meta; Mckinsey) e Susan Wojcicki (CEO Youtube; Bain & Company). No Brasil, existem casos como o de Bruno Lasanski, da Localiza, e André Farber, da Riachuelo, que também tem passagem pela Bain“, pontuou a companhia, em comunicado.
Segundo Gustavo, que atuou como sênior manager por mais de três anos na Bain, uma das vantagens em contratar ex-consultores é justamente a garantia de que eles já passaram por seleções rigorosas e estão mais habituados a ritmos de trabalho intenso que muitos de seus pares em empresas convencionais.
“Na consultoria, você muda de setor e desafio várias vezes ao ano, o que exige uma rápida adaptação e aprendizado. Essa habilidade de absorver novos conhecimentos rapidamente e a confiança adquirida ao enfrentar diferentes problemas são cruciais em startups, onde as mudanças são constantes”, explica Gustavo.
A contratação de um novo COO vem no rastro de outros movimentos da Marvin para reforçar o seu C-level. No ano passado, a companhia trouxe Jader Dias de Campos assume como diretor de tecnologia da informação e Jhenyffer Pelissari, na área de produtos.
Fundada em 2021 por Bernardo Vale e Ricardo Figliolini, a Marvin é uma infraestrutura de pagamento B2B que atualmente é empresas aceleradas no Scale-Up Endeavor 2022 e no Programa de Aceleração da Visa 2023.