
A Stone anuncia sua sucessão de CEO, com Mateus Scherer assumindo a posição a partir de março de 2026, em substituição a Pedro Zinner, que estava no cargo há três anos.
Atualmente como Diretor Financeiro (CFO) e de Relações com Investidores (IRO), Mateus Scherer está na Stone desde o início da Companhia, desempenhando um papel central na alocação de capital, estratégia financeira, gestão de riscos e na execução dos novos produtos financeiros da empresa. Sua nomeação reflete a confiança do Conselho no talento interno, além de garantir a continuidade estratégica da Companhia.
“Nossa atuação seguirá sendo guiada por intenso foco no cliente e disciplina de capital, com uma visão integrada da companhia. O foco segue sendo execução: avançar na entrega do nosso plano de longo prazo, mantendo a agilidade e a inovação que sempre fizeram parte da nossa cultura”, comenta Mateus em nota.
Já Pedro, que desde março de 2023 atua como CEO, voltará para o Conselho da Stone. Sob sua gestão, a empresa priorizou o core business, vendeu ativos não essenciais, incluindo a Linx, simplificou iniciativas e desenvolveu um modelo de otimização da sua estrutura de capital. O executivo também liderou uma evolução substancial da companhia, com avanços significativos na oferta de produtos, deixando de ser uma provedora exclusiva de pagamentos para se tornar uma plataforma financeira completa focada nos empreendedores brasileiros, com especial atenção ao relançamento e expansão de produtos de crédito.
“Liderar a Stone durante este capítulo importante foi um privilégio. Junto com uma equipe excepcional, remodelamos a companhia, reforçamos a disciplina financeira e construímos uma plataforma mais forte e focada para o futuro. Minha decisão de deixar o cargo é motivada por considerações pessoais e estou confiante de que a empresa seguirá em boas mãos, bem posicionada para continuar executando sua estratégia”, afirma Pedro.
O profissional será indicado para eleição ao Conselho de Administração na próxima assembleia geral de acionistas e, posteriormente, nomeá-lo Presidente do Conselho (Chairman), garantindo supervisão estratégica contínua, conhecimento institucional e forte alinhamento entre a gestão e os acionistas. Após dois anos no cargo de Presidente do Conselho, Mauricio Luchetti deve retornar à sua posição como membro do Conselho de Administração.
Como parte desta transição de liderança, Lia Matos encerra seu ciclo na companhia, após uma década de serviços prestados. Neste período, Lia trouxe contribuições importantes, incluindo clareza estratégica, liderança de grandes projetos e participação significativa na construção do modelo operacional da Stone.
Diego Salgado, atualmente Diretor de Tesouraria e membro do comitê executivo, assumirá o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores (IRO). Além disso, após a conclusão da transação da Linx, Sandro Bassili assumirá o cargo de Diretor de Operações (COO) da Stone.