Inovação

Renata Petrovic assume área de inovação do Bradesco

Com uma equipe de 100 pessoas, Renata Petrovic passa a responder também por P&D, busca de modelos de negócios e acompanhamento de tendências

Renata Petkovic, head de inovação do Bradesco
Renata Petkovic, head de inovação do Bradesco | Divulgação

Depois de oito anos liderando inovação aberta e o hub inovabra, a executiva Renata Petrovic foi promovida a head de inovação do Bradesco. Comandando uma equipe de 100 pessoas, a executiva passará a responder também pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios e acompanhamento de tendências.

Na lista de temas no radar estão inteligência artificial, computação quântica, tecnologias imersivas, dados sintéticos, entre outros. “Acompanhamos de perto alguns temas para garantir que estamos atualizados no ritmo que deveríamos estar, ou à frente”, conta ela em conversa com o Startups.

Segundo ela, o tema da inovação ganhou relevância dentro do Bradesco com as recentes medidas de otimização de estrutura propostas pelo novo CEO, Marcelo Noronha, que levaram à redução de camadas de gestão.

Neste contexto, áreas como o atendimento ao público de alta renda, aumento da eficiência dos modelos de crédito, atuação na área de pagamentos de forma mais fluida e imediata, e a redução do custo de atendimento no varejo massificado estão no topo de lista de atenção. “O Bradesco está em momento de transformação acelerada. E a inovação não pode estar desconectada das prioridades estratégicas. Vamos experimentar muito. Mas precisamos fazer as experimentações certas para reduzir custos, melhorar satisfação ou trazer mais receita. Precisamos gerar impacto”, crava.

Dentre as iniciativas que foram implantadas nos últimos que trouxeram resultados para o banco ela cita o eAgro, um marketplace de serviços para o setor agro desenvolvido em parceria com a IBM; o aplicativo Invest+, um agregador financeiro que permite melhor controle dos investimentos; e o uso de IA generativa para acelerar a leitura de textos oficiais e atas do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Com passagens pelo HSBC Brasil e grandes empresas dos setores automotivo e de consumo, além de sua própria consultoria, Renata tem uma carreira que inclui sete anos de atuação nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

 Graduada em administração de empresas pela FGV-SP, com mestrado pela mesma instituição, Renata Petrovic também conta com uma especialização em estratégia pela London Business School, além de formação em transformação digital e inovação pelo Insead e certificação como conselheira pela Fundação Dom Cabral. Ela é membro da Comissão de Startups e Scale-ups do IBGC e faz parte do conselho da Qorus Global.