A Riverdata, startup de visão computacional que aplica inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade no varejo, anuncia a chegada de Cesar Bentim como seu novo conselheiro consultivo. A empresa, com sede em São Paulo, busca ampliar sua atuação no mercado farmacêutico, utilizando a experiência do executivo no setor para impulsionar a adoção de IA em farmácias e drogarias.
Cesar Bentim, de 54 anos, é formado em Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi e possui pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Durante sua carreira, adquiriu experiência em comunicação para a área da saúde, análise de mercado e estratégias. Ele também acumulou conhecimentos em gestão de produtos, liderança de equipes de vendas e diretoria de negócios, além de gerenciar o relacionamento com parceiros estratégicos na IQVIA.
Além disso, Cesar é professor na ESPM e na Fundação Instituto de Administração (FIA). “Minha maior motivação é impulsionar o crescimento e otimizar processos de maneira concreta, explorando como posso usar minha experiência para ajudar empresas a prosperarem. E a minha participação na Riverdata vem para unir meu conhecimento sobre o mercado farmacêutico às tecnologias oferecidas pela startup, que tem um potencial fora da curva para revolucionar qualquer segmento do varejo”, diz Cesar Bentim, em nota.
Claudio Junior, CEO e fundador da Riverdata, destaca que a chegada de Cesar reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções específicas para o setor farmacêutico. Segundo ele, o novo conselheiro “agrega um valor inestimável ao time, pois fortalece nosso objetivo de capacitar os estabelecimentos do setor com tecnologias inovadoras e práticas, baseadas em dados reais. Acreditamos que todo empreendedor pode possuir uma plataforma simples para entender o funcionamento e o retorno de seu negócio, e nosso foco é oferecer essa ferramenta, que dê um retorno visível e quantificável”, aponta.
Fundada em 2020, a Riverdata nasceu para ajudar empresas a aumentarem sua produtividade por meio de visão computacional e IA. Seu sistema captura o comportamento dos consumidores e do estabelecimento, analisando dados como tempo de permanência e média de espera na fila do caixa. Esses insights são fornecidos aos varejistas por meio de uma interface conversacional, permitindo a transformação de dados em estratégias eficazes.
De acordo com o levantamento “Inteligência Artificial no Varejo”, da Central do Varejo, 47% dos varejistas brasileiros já utilizam IA em 2024. A pesquisa, que reuniu 307 profissionais, revelou que as principais barreiras para adoção da tecnologia são a falta de conhecimento (52%) e de infraestrutura (26%). A Riverdata busca atender essas necessidades com suas soluções, especialmente no setor farmacêutico.