Dança das cadeiras

Roberto Marucco, ex-BNDES, é o novo CEO da BRQ

Executivo substitui o sócio-fundador Benjamin Quadros, que segue como Executive Chairman focado em M&A e expansão internacional

Foto: Divulgação/Arte Startups
Foto: Divulgação/Arte Startups

Após 30 anos como CEO da BRQ Digital Solutions, empresa que presta serviços de tecnologia da informação, o sócio-fundador Benjamin Quadros deixa o cargo e segue como Executive Chairman com foco em temas estratégicos, M&A, inovação e expansão internacional. Quem assume a liderança da empresa é Roberto Marucco, atual Conselheiro da BRQ.

Em seu novo posto, Roberto ficará focado na operação nacional e internacional da companhia, com intuito de acelerar o crescimento e garantir a evolução dos negócios. O executivo acumula mais de três décadas no setor de tecnologia, em posições executivas em companhias como SulAmérica e Avon. Ele também ocupou o cargo de diretor de estratégia no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, de 2020 a 2022, foi CIO da registradora Cerc.

Benjamin afirma que a escolha de Roberto foi pensada para acelerar os planos de crescimento da companhia globalmente: “Para essa aceleração ser global, precisamos fortalecer a nossa estrutura nacional e internacionalmente, o que envolve novas contratações e um plano de expansão com foco no mercado brasileiro e americano. Roberto será responsável pela operação, com o desafio de olhar para o futuro e aproveitar as oportunidades do avanço de novas tecnologias para alavancar os negócios”, diz o executivo, em nota.

Em seus 30 anos no mercado, a BRQ conquistou e fidelizou grandes clientes como Itaú, Vivo, Renault, Grupo Pão de Açúcar e Ambev. Atualmente, a companhia apoia mais de 150 empresas em oito países.

Relação da BRQ com startups

Por meio do Innovation Hub, centro de inovação criado em 2016, a BRQ acelera a inovação de clientes e áreas de negócios a partir de aportes, parcerias e intraempreendedorismo. 

Além de oportunidades de aproximação com os clientes da BRQ e cross sell com outras empresas do portfólio, as investidas têm possibilidade de internacionalizar as operações, já que a companhia tem operações nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, entre outros países.

Ao longo de sua trajetória, o Innovation Hub já investiu em empresas como a Payface, solução de pagamento instantâneo utilizando a face, a iUPay, fintech de soluções de pagamentos, e Legalbot, serviço em nuvem focado em regulação para área de compliance, entre outras. A última investida foi de R$ 1,3 milhão na Easy Carros, que ajuda pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas e digitais.