A Semantix, empresa brasileira de soluções de inteligência de dados, nomeou Alexandre Buika para ser seu novo Head de Marketing. O executivo deixa a cadeira de CMO da Zetta, empresa adquirida pela Semantix no ano passado, para assumir o novo desafio.
Alexandre terá o desafio de liderar o marketing da companhia em seu momento pós-IPO. Em agosto do ano passado, a empresa fez a sua fusão com a SPAC Alpha Capital, o que colocou a companhia na Nasdaq e iniciou seu plano de se tornar uma marca de apelo global quando o assunto é big data e IA para empresas.
“Assumir o marketing da Semantix em um momento de crescimento acelerado após listagem pública é motivo de celebração. Estamos ansiosos para implementar estratégias de branding, marketing e comunicação, que ajudem a Semantix a conquistar seu devido lugar como a maior empresa de deep tech do Brasil”, afirmou Alexandre, em nota.
Com mais de duas décadas no mercado de comunicação, Alexandre é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Antes de seu trabalho na Zetta, ele esteve à frente do marketing e comunicação de grandes players do mercado de saúde e tecnologia, como o Grupo Rede D’or.
A Zetta Health Analytics, empresa onde Alexandre era CMO antes de assumir o novo desafio, foi adquirida em setembro de 2022, com o objetivo de agregar valor ao portfólio da Semantix para indústria farmacêutica, seguradoras, hospitais, grandes empregadoras e corretoras de planos de saúde. O valor da compra não foi divulgado.
A compra foi feita pouco mais de 1 mês após a Semantix concluir a fusão com a Alpha Capital. O negócio colocou a empresa de análise de dados em uma avaliação de US$ 1 bilhão no mercado.