Dança das cadeiras

The Bakery traz nova head de Open Innovation para crescer 150%

Marina Almeida, ex-Natura, chega para ampliar estratégia de internacionalização da empresa presente em 22 países

Foto: Canva/Arte Startups
Foto: Canva/Arte Startups

A The Bakery, empresa global de inovação corporativa, anunciou a chegada de Marina Cassino de Almeida, ex-Natura, para liderar a sua unidade de negócios de open innovation. A chegada da executiva faz parte de um plano de crescimento de 150% que a empresa espera atingir em 2023, impulsionado por uma estratégia de expansão internacional — a companhia está presente em 22 países . 

A novidade vem na esteira de um 2022 promissor para a The Bakery. A companhia cresceu 40%, investindo principalmente em pessoas – profissionais especialistas para liderarem novas unidades de negócios e produtos – e na inauguração de um novo escritório, o The Bakery Office, ponto de encontro das principais corporações do país para debater os caminhos da inovação. 

“Programas de open innovation são essenciais para qualquer empresa que quer se manter competitiva e se destacar no mercado. Meu intuito é que isso chegue em mais corporações, não somente no Brasil. Este será um de nossos desafios”, afirma Marina, em nota, que já tem em seu radar clientes da Colômbia.

Como tendência para 2023, ela aposta no aumento do interesse das grandes empresas pelas startups e por uma maior atenção ao tema ESG. “Quem ainda não interage com o ecossistema irá se aproximar. Quem já trabalha, por sua vez, será cobrado por se refinar e se desafiar mais, tornando esta agenda mais relevante, alinhada com a geração de valor, impacto positivo e transformação da sociedade. Estimular relações ganha-ganha entre corporações e o ecossistema empreendedor é fundamental para que ambos os lados possam crescer de forma consistente”, aposta.

Trajetória profissional

Nos 12 anos que atuou na Natura, Marina dedicou metade deles trabalhando com inovação aberta, inovação de negócios e inovação digital. Ela liderou o Natura Startups, criado em 2016 pela área de P&D, com o objetivo de conectá-las com as áreas de negócios da corporação e acelerar a captura de valor para os negócios.

Em inovação, a especialista, entre outras funções, ainda criou e liderou o Innovation Lab, equipe de inovação digital e aberta da companhia. Antes disso, transitou por diversos departamentos, tais como negócios, produtos e marketing.

Marina também é professora convidada no MBA da Inova Business School e mentora de startups na Associação Brasileira de Startups (Abstartups).