A Unico, startup brasileira de soluções de identidade digital, buscou no mercado internacional um novo Chief Information Security Officer. Ody Lupescu chega à idtech trazendo mais de 25 anos de experiência em segurança da informação, gerenciamento de riscos e privacidade.
Segundo destacou o unicórnio em nota, toda a equipe de segurança reportará ao novo executivo. “Estamos muito felizes em receber Ody Lupescu como parte da nossa equipe de liderança e acreditamos que sua vasta experiência e seu conhecimento irão fortalecer ainda mais a segurança e a confiabilidade da Unico”, afirma Nelson Mattos, CTO da Unico.
Ody Lupescu é romeno e sua carreira inclui posições técnicas e de liderança em empresas de renome, como Charles Schwab, JP Morgan Chase, AIG’s Financial Services Group, Redwood Trust e Medivation. Além disso, atuou como consultor em segurança da informação para mais de 50 empresas, desde startups até organizações globais.
Lupescu também é reconhecido como um participante ativo na comunidade de segurança, sendo membro fundador de organizações de referência, como a Information Security Leadership Foundation e a SVCI – Silicon Valley CISO Investments.
A chegada de Ody ocorre cerca de um ano após a contratação de Nelson Mattos, outra “lenda” do setor de tecnologia. O ex-Google foi contratado em setembro do ano passado, com a missão de fortalecer o ecossistema de soluções da empresa e ajudar a tornar a unico a maior big tech do Brasil. Segundo dados divulgados na época, a divisão de tecnologia da unico passava de 370 profissionais, incluindo times de segurança da informação.
Esse número é anterior à onda de demissões que a unico fez em janeiro, na qual cortou 110 pessoas (10,5% da força). Segundo fontes de mercado, os cortes atingiram áreas variadas da companhia (produto, design, marketing, entre outras).