Unifisa
Leo Ribeiro, novo head de marketing da Unifisa (Foto: Divulgação/Gemini)

A Unifisa, empresa brasileira especializada em soluções financeiras para consórcio, anunciou Leo Ribeiro como novo head de marketing. A chegada do executivo acontece em um momento de fortalecimento da frente de inovação da companhia, marcada por investimentos em dados, inteligência artificial e expansão digital.

Ribeiro assume a liderança das áreas de martech e produtos digitais, com a missão de reestruturar processos, fortalecer a presença digital, implementar IA como motor estratégico e posicionar a Unifisa como referência nacional em tecnologia aplicada ao setor de consórcios.

“Minha missão na Unifisa é posicionar o marketing como um motor central de inovação, resultado e tecnologia. Vamos elevar a empresa para um patamar onde dados, IA e performance caminham lado a lado com experiência humana e excelência operacional”, afirma Leo Ribeiro, em nota oficial.

Com mais de 20 anos de experiência em marketing, transformação digital e liderança em varejo e serviços financeiros, Ribeiro atuou no Grupo Auriemo, onde liderou estratégias integradas de branding, inovação e performance; e na Plurix, onde comandou a transformação digital, modernização de processos e avanço da cultura digital.

Na Unifisa, ele chega com a tarefa de ampliar a presença digital, impulsionar engajamento, evoluir as taxas de conversão e fortalecer a comunicação institucional. “Acreditamos que a IA pode redefinir a forma como o cliente vive a jornada do consórcio. O futuro do setor será orientado por tecnologia, inteligência e personalização profunda, e a Unifisa está pronta para liderar esse movimento”, completa.

Embora já utilize IA em análise de dados, segmentação e atendimento, a Unifisa pretende expandir o uso dessas tecnologias para todas as frentes estratégicas — de conteúdo a CRM, de produtos digitais a modelos preditivos de aquisição. Fundada em 1995, a empresa projeta, no médio prazo, consolidar-se como referência em inovação no setor e, no longo prazo, construir um modelo escalável, sustentável e baseado em tecnologia proprietária.

Entre as prioridades, a Unifisa quer transformar toda a jornada do cliente, tornando-a mais personalizada, digital e eficiente. Para isso, pretende implementar sistemas inteligentes de automação para CRM, performance e atendimento, com o objetivo de reduzir etapas desnecessárias e ampliar as taxas de conversão.

A empresa também vai inaugurar um Núcleo de Inovação e IA Generativa, dedicado a desenvolver e escalar soluções proprietárias aplicadas a marketing, conteúdo, produtos e operações. Outro foco será a criação de plataformas avançadas de inteligência, capazes de analisar dados de forma preditiva, mapear comportamentos e oferecer recomendações voltadas aos segmentos de consórcios e seguros. 

Paralelamente, trabalha para consolidar uma presença digital integrada, com campanhas orientadas por dados, estratégia de performance e narrativas unificadas entre suas marcas: Consórcio Nacional Unifisa, Unifisa Seguros e Fisa Locadora.