Dança das cadeiras

Wayra e Vivo Ventures anunciam heads de investimento e portfólio

Wana Schulze e Ivan Yoon chegam para maximizar oportunidades de mercado e olhar estratégias de investimento

Ivan Yoon e Wana Schulze
Foto: Divulgação/Arte por Startups

A Wayra Brasil, hub de inovação aberta da Telefónica no país, e o Vivo Ventures, anunciaram Wana Schulze e Ivan Yoon como novos Heads de Investimento e Portfólio. Eles deverão liderar as equipes com foco na originação, construção de teses de investimento e desenvolvimento de processos.

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com MBA em Finanças pela Universidade de Chicago Booth, Wana já atuou em grandes empresas como Itaú BBA, McKinsey, Société Générale, PIMCO e HiPartners. “Estou animada para assumir esse desafio em um momento tão positivo da Wayra e de pleno crescimento do Vivo Ventures. Mais do que olhar para quantidade de startups investidas, a ideia é que possamos trazer para o portfólio empresas que façam sentido, visando um crescimento sustentável da empresa”, afirma, em nota.

Já Ivan é formado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS. O executivo tem passagens por EY, Dexco e Banco BV, e acredita que o mercado de corporate venture capital (CVC) no Brasil ainda tem muito espaço para amadurecimento. “Fico feliz e honrado em fazer parte da trajetória da Wayra e do Vivo Ventures. O grupo Telefónica, um dos mais importantes em seu segmento de atuação, tem um grande potencial no mercado e juntos podemos desenvolver grandes projetos”, pontua.

A estratégia dos fundos da Vivo no Brasil é ter frentes de atuação mais específicas, com o intuito de maximizar as oportunidades do mercado de CVC no país. A Wayra encerrou 2022 com mais de  R$ 70 milhões em negócios gerados entre a Vivo e as startups investidas, e o Vivo Ventures aportou cerca de R$ 25 milhões em seus primeiros investimentos.

Com os novos heads, a expectativa é gerar resultados ainda mais expressivos. “A chegada da Wana e do Ivan é fundamental para o desenvolvimento de novos investimentos tanto para a Wayra quanto para o Vivo Ventures. Nossa missão é ter um portfólio cada vez mais robusto”, finaliza Gabriela Toribio, managing director da Wayra Brasil e Vivo Ventures.