Dança das cadeiras

Dança das Cadeiras: Welight anuncia Rafael Oliveira como novo CEO

O executivo chega com a missão de dar escala ao sistema de arrecadação e gestão de doações da startup e apoiar o lançamento de novos produtos

Rafael Oliveira, CEO da Welight
Foto: Divulgação/Startups

A Welight, startup que conecta organizações de impacto social e ambiental a doadores, anunciou Rafael Oliveira como seu novo presidente. O executivo já atuava na empresa desde 2020 como diretor de marketing e agora assume como CEO para dar escala ao sistema de arrecadação e gestão de doações da startup, além de apoiar o lançamento de novos produtos.

Rafael tem sua trajetória profissional pautada pelo mercado de alimentos orgânicos e naturais. Ele já passou pelas marcas Chocolife Alimentos Saudáveis e AMMA CHOCOLATE, cofundou a Ànima Orgànica, e é diretor de marketing do Impact Bank. Além disso, é cofundador da Booma Dream Ventures, grupo de investimentos e aceleração de negócios de impacto e atua como palestrante e consultor de startups e multinacionais.

“Minha missão no novo cargo é manter o ritmo de expansão da Welight, que apresenta uma curva de crescimento expressiva desde a sua fundação, através de conexões entre o terceiro setor e pessoas e empresas privadas sensibilizadas com as causas que fomentamos na plataforma”, afirma Rafael, em nota. Os novos produtos devem associar tecnologia a soluções que aceleram as transformações necessárias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Upgrade na plataforma

Recentemente, a empresa anunciou um upgrade na plataforma da Welight, com o intuito de tornar a infraestrutura do sistema mais robusta. “Este upgrade vem com novas funcionalidades de gestão e uma interface que tornam o sistema mais intuitivo e ainda mais acessível a qualquer tipo de organização. Queremos que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, consiga criar campanhas com rastreabilidade, com indicadores de impacto e, principalmente, com transparência”, explica Rafael.

Além de atualizar a tecnologia, a nova plataforma priorizou uma interface com usabilidade mais amigável para os usuários, segundo Natalia Vianna, PMO da Welight. “O grande diferencial dessa nova Welight é que criamos novas funções pensadas para melhorar a experiência do doador. Agora, existe uma ferramenta exclusiva para ele, onde é possível visualizar todas as campanhas de arrecadação que já foram criadas dentro da rede da Welight e doar para elas”, explica a executiva.

Somado ao aprimoramento da plataforma, Rafael pretende ampliar o portfólio de soluções da startup e consolidá-la como um negócio de tecnologia direcionado à filantropia. “Nós temos um roadmap para os próximos quatro anos com 8 novas soluções tecnológicas que vão facilitar a conexão de pessoas e organizações com iniciativas que transformam o mundo em um lugar melhor”, afirma o executivo.

Fundada em 2016, a Welight tem em seu ecossistema mais de 200 instituições de impacto entre ONGs, cooperativas e empresas do terceiro setor. O novo presidente também espera ampliar esta rede. Ele planeja atender até 10 mil negócios de impacto nos próximos dois anos. Rafael inclui nos planos de expansão da Welight a criação de novas empresas-filhas, como o Impact Bank, lançado em 2020. “Ver o Impact Bank como uma das fintechs mais promissoras do país hoje nos motiva a abraçar novas oportunidades de negócios de impacto que possamos impulsionar com a tecnologia e nosso conhecimento neste mercado”, diz o executivo.