A Zup, empresa de tecnologia do Itaú Unibanco, anunciou que André Palma, ex-superintendente de Tecnologia do banco, será o novo CEO da companhia. O executivo assume o cargo como parte de uma reestruturação interna da Zup, que busca fortalecer sua estratégia focada em inteligência artificial generativa (GenAI) e expandir sua plataforma StackSpot.
Essa mudança marca a primeira vez que a Zup altera seu mais alto cargo executivo em 13 anos de existência da empresa, que foi fundada em Uberlândia, Minas Gerais. Bruno Pierobon, co-fundador e até então CEO, agora atua como advisor de André e integra o Conselho da Zup. A escolha reflete a busca por um profissional experiente, com habilidades técnicas e um histórico de transformações em grandes organizações, como o Itaú Unibanco.
André traz mais de 20 anos de experiência no Itaú, onde liderou iniciativas em engenharia de infraestrutura, sistemas, arquitetura tecnológica, governança e operações em tecnologia. Nos últimos dois anos, ele se dedicou à adoção e operação da StackSpot, uma plataforma cocriada entre Itaú e Zup, que utiliza GenAI para tornar o desenvolvimento de software mais eficiente.
A mudança na liderança acompanha a evolução da Zup como uma empresa de produtos, ampliando sua oferta de serviços profissionais e consolidando a StackSpot no mercado. “A missão da Zup sempre será criar soluções que transformam a forma como as pessoas e as empresas interagem com a tecnologia. Estou comprometido com a excelência nos resultados, antecipando as necessidades dos nossos clientes”, afirma André Palma, em nota.
Em 2024, a Zup aumentou seu investimento em inteligência artificial em quase 80%, buscando ser líder em inovação e eficiência no uso de GenAI. Recentemente, a empresa firmou uma parceria com o MIT, permitindo acesso a pesquisas de ponta sobre GenAI. André planeja que a Zup seja referência na criação de agentes de IA que otimizem o ciclo completo de desenvolvimento de software.
“A Zup é uma empresa AI-First. Temos visto no último ano uma janela de oportunidade global para GenAI e queremos aproveitá-la para sermos o principal parceiro de nossos clientes e futuros clientes no uso desta tecnologia. A busca constante por excelência explica nossa recente filiação ao MIT, que possibilita acesso a laboratórios e especialistas dedicados ao tema. Nosso desejo é nos tornarmos referência no mercado, criando agentes de IA que atuem em todo o ciclo de desenvolvimento, hiper-contextualizados com as necessidades de cada desafio e prontos para gerar eficiência na jornada completa”, diz o novo CEO, em nota