A gestora EXT Capital, criada para alavancar startups pós-seed, encerrou 2023 com R$ 450 milhões em capital investido, e planeja dobrar de tamanho em 2024. O objetivo é chegar ao fim deste ano com R$ 1 bilhão em investimentos. Para isso, vai continuar apostando nas parcerias com outros gestores e quer atrair grandes investidores institucionais para o ecossistema de inovação.
Com a missão de aproximar o mercado de capitais do ambiente empreendedor, o co-fundador da EXT Capital, Gabriel Sidi, acredita que o momento é de boas oportunidades, tanto para as startups, quanto para os fundos. “Existe uma grande quantidade de dinheiro no mercado que poderia estar aplicando em negócios digitais e não está por falta de um cara igual a gente. A EXT está fazendo com que os investidores tenham mais confiança nas startups”, afirma, em entrevista exclusiva ao Startups.
Segundo Gabriel, três investidores da EXT vão liquidar operações em fevereiro, o que vai contribuir para a atração de novos fundos. O gestor conta que mantém contato com cerca de 100 investidores profissionais. Entre eles, o Fundo Verde, da gestora que tem como sócio-fundador Luis Stuhlberger, nome de peso no mercado financeiro brasileiro. Também já foram conectadas às startups gestoras como Jive Asset Management, Augme Capital, Capitânia Investimentos e Solis Investimentos.
Apoio operacional
Para 2024, a expectativa é apoiar principalmente startups nos segmentos de mobilidade, vertical banking e supply chain finance. Embora o foco seja em séries A e B, Gabriel reconhece que muitas startups mais maduras não conseguiram levantar o primeiro investimento pós-seed nos últimos dois anos em razão da falta de liquidez no mercado. Por isso, em alguns casos, eles podem flexibilizar esse critério.
Além dos recursos financeiros, a EXT também entra com a visão estratégica, ajudando a estruturar o negócio. “A fonte da ideia tem que ser do empreendedor, ele tem que bancar aquilo. Mas a gente ajuda a operacionalizar. Sabemos que o capital é o que as startups mais precisam, mas temos conseguido de maneira independente agregar as startups nos temas de governança e planejamento financeiro também, somando com visão de mercado, desenvolvimento de soluções e o que for preciso para que ela atinja o próximo nível”, explica Gabriel.
Co-fundada por Gabriel Sidi, Alberto Rossi, Leonardo Capra e Vasco Henriques de Almeida em setembro de 2022, a EXT Capital foi oficializada como Asset junto à CVM e Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em abril de 2023. Desde então, já investiu em startups como Fretadão, CondoConta e Turbi.