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Media for equity: Nexpon ainda tem espaço para investir este ano

Braço de investimentos da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, já investiu em três empresas este ano

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Bruno Watté, diretor geral na Nexpon. Foto: Divulgação
Bruno Watté, diretor geral na Nexpon. Foto: Divulgação

A Nexpon, braço de investimentos da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, já investiu em três empresas este ano – mas tem apetite por mais. Em entrevista exclusiva ao Startups, Bruno Watté, diretor geral do fundo, conta que ainda há espaço para “mais um ou dois” investimentos até o fim de 2024.

Criada em 2020, a Nexpon atua no modelo de media for equity. Ou seja, troca espaços publicitários por participação acionária nas empresas. No Brasil, o modelo surgiu em 2019, com a Globo Ventures.

“A gente olhou para o case da Globo com a Stone (o fundo investiu na empresa de maquininhas em agosto de 2019) e no segundo semestre de 2019 começamos a nos estruturar. Assinamos o primeiro deal já no primeiro semestre de 2020″, conta Bruno.

Hoje, a Nexpon tem um portfólio de oito empresas, com um total investido de R$ 25 milhões. Este ano, o fundo investiu na AHOY!, uma plataforma para profissionais de limpeza, no Delivery Much, e mais recentemente na Warren, em um co-investimento com a RBS Ventures, do Rio Grande do Sul.

Apesar de não investir apenas em startups, Bruno conta que o critério central para a escolha são empresas com potencial de crescimento elevado, o que faz com que as startups “se encaixem muito bem”.

O investimento é feito com cheques de cerca de R$ 1 milhão, podendo chegar a R$ 10 milhões, em alguns casos. “Só que o recurso é carimbado, a empresa tem o compromisso de usar na NSC Comunicação como tempo de mídia”, explica o executivo.

Mas, afinal, quando faz sentido optar por um modelo de media for equity? O ideal é que a empresa esteja em um momento em que o espaço publicitário faça diferença no seu crescimento e ganho de escala.

Para Bruno, empresas B2C são “naturalmente mais aderentes”, já que o público-alvo são consumidores pessoa física. “Startups maiores, com um departamento de marketing mais estruturado, conseguem extrair mais valor dessa relação”, acrescenta.

Além disso, o executivo destaca que, como a rede de televisão atua em Santa Catarina, as investidas são empresas que tenham o mercado catarinense como alvo.

“Mas também temos feito coinvestimentos para abranger outros mercados”, diz.

A Nexpon realizou seu primeiro exit recentemente, com a BuscaOnibus, plataforma de planejamento de viagens na qual o fundo investiu em 2021. A startup foi vendida para um grande grupo do setor em setembro deste ano.

“Foi um exit relativamente rápido, e acredito que sinaliza a maturidade desse modelo de investimento. Temos percebido um crescimento na receptividade das empresas. Quando a gente começou, era difícil. Mas o mercado foi crescendo, foram surgindo outras gestoras de media for equity e todas estão fazendo bons deals”, avalia Bruno Watté, diretor geral da Nexpon.