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Media for equity: Nexpon ainda tem espaço para investir este ano

Braço de investimentos da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, já investiu em três empresas este ano

Bruno Watté, diretor geral na Nexpon. Foto: Divulgação
Bruno Watté, diretor geral na Nexpon. Foto: Divulgação

A Nexpon, braço de investimentos da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, já investiu em três empresas este ano – mas tem apetite por mais. Em entrevista exclusiva ao Startups, Bruno Watté, diretor geral do fundo, conta que ainda há espaço para “mais um ou dois” investimentos até o fim de 2024.

Criada em 2020, a Nexpon atua no modelo de media for equity. Ou seja, troca espaços publicitários por participação acionária nas empresas. No Brasil, o modelo surgiu em 2019, com a Globo Ventures.

“A gente olhou para o case da Globo com a Stone (o fundo investiu na empresa de maquininhas em agosto de 2019) e no segundo semestre de 2019 começamos a nos estruturar. Assinamos o primeiro deal já no primeiro semestre de 2020″, conta Bruno.

Hoje, a Nexpon tem um portfólio de oito empresas, com um total investido de R$ 25 milhões. Este ano, o fundo investiu na AHOY!, uma plataforma para profissionais de limpeza, no Delivery Much, e mais recentemente na Warren, em um co-investimento com a RBS Ventures, do Rio Grande do Sul.

Apesar de não investir apenas em startups, Bruno conta que o critério central para a escolha são empresas com potencial de crescimento elevado, o que faz com que as startups “se encaixem muito bem”.

O investimento é feito com cheques de cerca de R$ 1 milhão, podendo chegar a R$ 10 milhões, em alguns casos. “Só que o recurso é carimbado, a empresa tem o compromisso de usar na NSC Comunicação como tempo de mídia”, explica o executivo.

Mas, afinal, quando faz sentido optar por um modelo de media for equity? O ideal é que a empresa esteja em um momento em que o espaço publicitário faça diferença no seu crescimento e ganho de escala.

Para Bruno, empresas B2C são “naturalmente mais aderentes”, já que o público-alvo são consumidores pessoa física. “Startups maiores, com um departamento de marketing mais estruturado, conseguem extrair mais valor dessa relação”, acrescenta.

Além disso, o executivo destaca que, como a rede de televisão atua em Santa Catarina, as investidas são empresas que tenham o mercado catarinense como alvo.

“Mas também temos feito coinvestimentos para abranger outros mercados”, diz.

A Nexpon realizou seu primeiro exit recentemente, com a BuscaOnibus, plataforma de planejamento de viagens na qual o fundo investiu em 2021. A startup foi vendida para um grande grupo do setor em setembro deste ano.

“Foi um exit relativamente rápido, e acredito que sinaliza a maturidade desse modelo de investimento. Temos percebido um crescimento na receptividade das empresas. Quando a gente começou, era difícil. Mas o mercado foi crescendo, foram surgindo outras gestoras de media for equity e todas estão fazendo bons deals”, avalia Bruno Watté, diretor geral da Nexpon.