A Meta Ventures, corporate venture capital (CVC) da consultoria brasileira Meta, está selecionando startups para participar do seu desafio Bring Your SaaS. Das seis empresas investidas pelo fundo, quatro vieram de edições anteriores desse programa. Este ano, pela primeira vez, o foco será exclusivamente em startups de inteligência artificial (IA).
Fundada em 2020, a Meta Ventures atua em três frentes: CVC, venture builder e o braço de inovação da Meta – não confundir com a dona do Facebook, de Mark Zuckerberg, que adotou o nome Meta em 2021.
Em entrevista exclusiva ao Startups, Marcio Flôres, Head da Meta Ventures, destaca que o momento atual do ecossistema favorece empreendedores com uma visão mais sólida de crescimento.
“Nos últimos anos, vimos startups desaparecerem rapidamente por falta de acesso a capital. Hoje, percebemos um amadurecimento: as empresas que sobreviveram à entressafra de 2022 e 2023 chegaram mais estruturadas, com foco em sustentabilidade e menos dependência de rodadas constantes de investimento”, afirma.
Esse novo perfil de empreendedor é o alvo da 5ª edição do Bring Your SaaS – Powered by AI, que marca um novo capítulo para o programa. Agora, todo o processo de seleção será conduzido por inteligência artificial, com três agentes digitais liderando diferentes etapas: Alex, que simula uma banca avaliadora; Ane, que atua como assistente dos participantes; e o próprio Meta Ventures, responsável pela condução geral da jornada.
A proposta, segundo Marcio, é mais do que digitalizar um processo tradicional: é incorporar a IA como protagonista desde a triagem inicial até a decisão final. “Inclusive, no dia do pitch final, um dos jurados será um agente de IA”, diz.
O programa busca startups em fase de tração ou validação final, com modelo SaaS, base tecnológica em IA e soluções voltadas ao mercado B2B. Segundo Marcio, não é preciso que a startup seja uma deeptech ou que tenha desenvolvido seu próprio modelo de IA, mas que tenha desenvolvido aplicações baseadas em modelos existentes, para mercados como saúde, RH, logística, fintechs e indústria.
Nas últimas edições, o programa recebeu cerca de 200 inscrições de startups – volume que deve se manter neste ano, de acordo com o executivo. Para empresas que se destacarem, existe a possibilidade de investimento por parte da Meta Ventures, com cheques de R$ 1,5 milhão.
“Normalmente, a gente investe em uma ou duas, mas não tem um número. Se forem 10 startups maravilhosas a gente vai ter um problema”, brinca Marcio.
Desde sua criação, o Bring Your SaaS já avaliou mais de 500 startups. A base da Meta Ventures conta com cerca de 2.500 empresas mapeadas, que continuam sendo monitoradas e podem ser consideradas para parcerias futuras, mesmo que não tenham sido selecionadas inicialmente.
As inscrições para o Bring Your SaaS – Powered by AI vão até o dia 22 de agosto, e o pitch day com as cinco finalistas acontece em 30 de setembro.