A MadeiraMadeira fez mais uma rodada de demissões. Nesta quarta-feira (7), a plataforma de comércio eletrônico de móveis e decoração desligou cerca de 100 profissionais, que representam aproximadamente 10% do quadro de colaboradores. Esse é o 3º passaralho feito pela companhia nos últimos 18 meses.
Procurada pelo Startups, a MadeiraMadeira confirmou as demissões e disse que elas fazem parte de uma reorganização do time de colaboradores, que inclui a saída de alguns, a realocação de outro, a criação de novas posições e a chegada de executivos com experiência comprovada no mercado. O objetivo, segundo a empresa, é trazer novas perspectivas, atendendo às necessidades dinâmicas do mercado e apoiando os objetivos futuros.
“Reconhecemos o impacto dessas mudanças em nossos colaboradores e estamos tomando todas as medidas necessárias para apoiá-los durante este período de transição, como um reflexo do nosso respeito e agradecimento pelo trabalho de cada um. Essas movimentações estratégicas são fundamentais para enfrentar os desafios do mercado, ao mesmo tempo em que posiciona a empresa para um futuro mais sustentável e promissor”, afirma Daniel Scandian, CEO de MadeiraMadeira, em comunicado.
A companhia ressalta que a reformulação de certos cargos é uma “parte crucial da estratégia para criar uma organização mais ágil e focada, visando mitigar redundâncias e concentrar recursos nas áreas vitais para o crescimento e sucesso contínuo”. O CEO da companhia acrescenta que ao longo dos quase 15 anos de sua trajetória, a plataforma tem sido pioneira em reinventar a forma como as pessoas montam suas casas, mas que, “para continuar nesse caminho de inovação e impacto positivo, reconhecemos a necessidade de adaptar nossa estrutura organizacional para melhor refletir o mundo em constante mudança em que vivemos”, diz o executivo.
O unicórnio não revelou quais áreas foram afetadas pelos cortes. Segundo o site Layoffs Brasil, as demissões afetaram profissionais de áreas variadas incluindo engenharia de software, comercial, administrativo, entre outros, em níveis variados de senioridade.
Nova arquitetura organizacional
A MadeiraMadeira acaba de anunciar uma nova arquitetura organizacional. De acordo com a empresa, a movimentação ocorre após uma série de “análises detalhadas e o estabelecimento de processos robustos, com uma fundação financeira sólida”. Em nota, a companhia afirmou que este processo visa preparar a empresa para sua próxima fase de crescimento.
“A iniciativa pretende garantir uma implementação eficiente, segura e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. O foco concentra-se em aprimorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Isso implica na expansão da oferta de produtos e serviços, juntamente com o fortalecimento de parcerias com mais fornecedores e vendedores. O objetivo é proporcionar uma variedade ainda mais abrangente, priorizando a vivência de compra e entrega”, diz a empresa.
Em 2023, a plataforma da MadeiraMadeira recebeu cerca de 3,5 milhões de acessos e alcançou um market share de 23%, marco recorde para a companhia, o que a colocou entre os 30 maiores e-commerces do Brasil, segundo a e-bit. De acordo com o CEO, a meta para o médio e longo prazos é consolidar ainda mais a posição no mercado de casa e decoração no Brasil, expandindo a presença, influência e proporcionando uma experiência de compra única e conveniente. Para isso, a companhia prevê investir em tecnologia e inovação para aprimorar processos internos e otimização de custos.
“Estamos continuamente analisando tendências de mercado para oferecer ao público as melhores experiências no momento de comprar um produto em nossas plataformas. Entendemos que uma boa experiência envolve, não só a oferta de produtos em condições acessíveis, mas também uma jornada de compras ágil, eficiente e cômoda tanto no aplicativo, site, lojas físicas e televendas. Este é um momento de compromisso renovado com nossos valores e objetivos, nos alinhando para o sucesso nos próximos 100 anos ou mais”, diz Daniel.
Layoff, layoff e layoff
Em comunicado, a MadeiraMadeira destaca que “desde o início da pandemia, o varejo tem experimentado alta volatilidade, com um aumento explosivo nas vendas online, seguido por uma desaceleração, principalmente nos anos de 2022 e 2023”. Em paralelo, o mercado de startups como um todo vem enfrentando desafios devido ao contexto macroeconômico e redução no volume de investimentos.
Em agosto de 2022, a MadeiraMadeira dispensou cerca de 60 pessoas do seu quadro de 2 mil colaboradores – aproximadamente 3% do total. Na época, a companhia afirmou que os cortes faziam parte de um movimento da empresa de revisar as estruturas com foco em ganho de eficiência e repriorização de projetos, continuando sua estratégia de crescimento e ganho de escala.
Sete meses depois, a empresa fez mais uma grande leva de demissões. Apesar de não divulgar o número de pessoas dispensadas, uma lista circulou nas redes sociais com cerca de 30 nomes, o que equivaleria a aproximadamente 2% do efetivo da empresa. Procurada, a startup atrelou os cortes novamente a uma revisão das estruturas com foco em ganho de eficiência.
Frente à nova arquitetura organizacional, a MadeiraMadeira fala novamente em um esforço estratégico para aumentar a eficiência operacional e alinhar mais estreitamente as estruturas com os objetivos de longo prazo. Criada em 2009, a MadeiraMadeira soma mais de 10 milhões de clientes atendidos, operando com um modelo híbrido entre e-commerce, marketplace e lojas físicas que possui mais de 3 milhões de produtos. A startup entrou para o grupo de unicórnios brasileiros em janeiro de 2021, após levantar US$ 190 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank e Dynamo, que avaliou a empresa em mais de US$ 1 bilhão.